domingo, 19 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Todos os 144 municípios do Pará receberam vacinas contra covid-19 em menos de 24 horas

Operação de entrega garantiu que até os locais mais distantes da capital recebessem as primeiras doses da CoronaVac
(Foto: Jader Paes / Agência Pará)

Em menos de 24 horas, o planejamento logístico construído da Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) garantiu que todos os 144 municípios recebessem as primeiras doses da CoronaVac, que garantiu o início da primeira fase de imunização contra covid-19. Foi o que permitiu que ainda nesta terça-feira (19), o imunizante fosse aplicado em Rónóre Gavião, de 105 anos, a primeira indígena aldeada a receber a vacina aplicada pela neta, técnica de enfermagem Haká-Kwi Gavião. Elas moram na terra indígena Mãe Maria, localizada em Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense.

A operação de entrega das vacinas mobilizou 1.200 agentes de segurança pública, 240 viaturas de quatro rodas, oito aeronaves e duas embarcações da segurança pública. Assim que as vacinas chegaram às cidades polos, policiais militares já estavam a postos para fazer a escolta dos imunizantes até o seu destino final.

“O Estado possui 13 regionais da Sespa e sete foram atendidas pelo Grupamento Aéreo, o Graesp, juntamente com o grupamento fluvial de Segurança Pública e outras seis viaturas atendidas por meio terrestres. Assim que as vacinas chegaram no território paraense, foi feita a separação por regional e por município. Em menos de 24 horas, todos as 144 cidades do Pará puderam iniciar a vacinação. Nós comemoramos a chegada da vacina, mas tínhamos que ter um plano muito grande, muito eficiente para também compensar o atraso que tivemos no encaminhamento das doses de São Paulo até Belém”, explicou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.


O esquema montado pela Sespa contou com um total de 49 veículos: – três caminhões isotérmicos, dois caminhões baú, oito picapes de apoio e mais 36 picapes locadas pela Secretaria. Desse total de 36 veículos locados, 10 ficaram na Região Metropolitana de Belém e 26 foram enviados aos 13 Centros Regionais de Saúde, sendo dois para cada, a fim de dar suporte durante todo o trabalho de vacinação.

“A Sespa realizou um trabalho intenso de organização e logística para a distribuição das vacinas nas 13 regionais de saúde e no municípios da Calha Norte e Marajó. O resultado é que já nessa terça-feira (19) todos já haviam recebido as doses e isso foi fundamental para o início e andamento da vacinação nos 144 municípios paraenses”, concluiu o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

(Da Redação Fato Regional)