O município de São Félix do Xingu, no sul do Pará, se prepara para mais uma edição do TPE Xingu – Torneio de Pesca Esportiva, evento que vem se consolidando como um dos principais do calendário local, tanto pelo impacto econômico quanto pela proposta de preservação ambiental.
De acordo com um dos organizadores, Tião Kuruay, o torneio tem papel fundamental para a região. “O TPE Xingu, para São Félix, tem uma importância muito grande, tanto econômica quanto na área de preservação natural, porque é uma prática de pesca esportiva, no sistema pesque e solte. A gente ajuda o meio ambiente pescando e devolvendo o peixe para a natureza”, destaca.
O evento, que chega à sua 4ª edição na categoria Peixe de Couro, promove a conscientização ambiental ao incentivar a devolução dos peixes ao rio após a medição, contribuindo para a manutenção das espécies e o equilíbrio ecológico.
Impacto direto na economia
Além do viés ambiental, o torneio também se destaca pelo impacto financeiro. Segundo Tião, nas duas últimas edições o TPE Xingu movimentou entre R$ 600 mil e R$ 700 mil por evento na economia local.
O valor circula principalmente nos setores de combustível, hospedagem, alimentação, bebidas, compra de equipamentos e acessórios de pesca, além de outros serviços que acabam sendo impulsionados durante os dias de competição.
“Para São Félix hoje, o TPE Xingu está sendo um pico na economia, porque realizamos fora de temporada, quando normalmente não há grande movimentação no comércio. O torneio acaba gerando uma renda extra para comerciantes e prestadores de serviço”, ressaltou o organizador.
Com expectativa de mais uma grande participação de equipes e pescadores da região, o TPE Xingu reforça o potencial de São Félix do Xingu como destino para o turismo de pesca esportiva, aliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!













