Transcanadá, entre Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás, garante mais segurança e agilidade após pavimentação

Obra do Governo do Pará, em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás, leva segurança, agilidade e desenvolvimento para o sudeste do Estado.
Pavimentação da Transcanadá fortalece mobilidade entre Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás. (Foto: Marcelo Lélis/Agência Pará)

A pavimentação do primeiro trecho de 26 quilômetros da rodovia Transcanadá, entregue em abril deste ano, já transformou a rotina de trabalhadores, motoristas e famílias no sul e sudeste do Pará.

A estrada, que liga Água Azul do Norte, no sul, e Canaã dos Carajás, sudeste, adeixou para trás a poeira e o barro que dificultavam o deslocamento da população e se tornou sinônimo de desenvolvimento e qualidade de vida.

Entre os beneficiados está Laércio Guida, motorista de transporte escolar que utiliza a via diariamente.

“Antes era muito precária a situação da estrada, era de chão, muita poeira e, no tempo da chuva, muito atoleiro. Agora, depois da pavimentação asfáltica, ficou bom. Melhorou 100% o tráfego, está ótimo. Todos os dias eu faço essa rota. Está tudo asfaltado até a Vila Canadá, são 26 quilômetros. Esse trecho já melhorou muito, e a gente espera que finalize o resto dessa rodovia, até chegar na PA, na comunidade Curitibano”, contou.

A obra também trouxe ganhos no tempo de deslocamento e na segurança para quem depende da estrada. O tratorista Márcio Bezerra destaca a diferença na rotina.

“Antigamente era um sacrifício danado para ir em Canaã, com estrada esburacada, muito atoleiro. Era muito difícil, ponte ruim. Antigamente eram duas horas para chegar em Canaã de carro, só dava para andar devagarzinho. Agora está bom demais, esse mesmo percurso dá pra fazer em 40, 35 minutos. Hoje nós deixamos de ir resolver coisas em Xinguara e agora só resolvemos em Canaã, por causa da melhoria do asfalto. Melhorou muito, sem comparação. Já teve uma vez que dormimos na estrada porque estava alagado e não passava carro”, lembrou.

Com pavimentação concluída, Transcanadá facilita o deslocamento entre os municípios. (Foto: Marcelo Lélis/Agência Pará)

Desenvolvimento regional

A pavimentação do primeiro trecho é resultado de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Canaã dos Carajás. Além de facilitar a mobilidade, a obra fortalece a economia local e amplia as condições para o escoamento da produção rural.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a intervenção vai muito além da melhoria da trafegabilidade.

“Com esta obra, estamos garantindo trafegabilidade durante todas as estações do ano, melhorando o escoamento da produção, reduzindo custos de transporte e conectando comunidades que por muito tempo viveram sob o peso da poeira e da lama. É uma vitória para os moradores, para os agricultores, para quem depende dessas estradas para buscar seus direitos, sua renda e seu desenvolvimento. Estamos abrindo caminho para mais emprego, mais segurança e mais oportunidades, afinal, infraestrutura é a base para o progresso de todo o Pará”, destacou.

Próximas etapas

A continuidade da pavimentação até a Vila Curitibano, na PA-279, já está em andamento. Com a conclusão dos novos trechos, a Transcanadá deve se consolidar como um eixo estratégico de integração regional, fortalecendo a economia e garantindo mais conforto e segurança para a população.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais