O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lança edição especial do Simineral ON dedicada à inovação tecnológica na indústria mineral. A publicação mensal traz informações, curiosidades e notícias sobre a mineração no Pará.
A transformação digital já é uma realidade no setor mineral e está mudando a forma como a mineração é realizada. A edição 66 do Simineral ON apresenta um panorama dessa evolução. Ela mostra como automação, inteligência artificial, sensores inteligentes e outras tecnologias têm moldado a mineração de forma mais eficiente, sustentável e segura.
Com o avanço da chamada Mineração 4.0, soluções inovadoras, como caminhões autônomos e drones para reflorestamento de áreas mineradas na Amazônia, deixam claro que o futuro da mineração já começou.
Essas iniciativas vêm contribuindo para o aumento da produtividade, a redução de custos e a mitigação de impactos ambientais e sociais.
Na atual edição, uma das entrevistas de destaque é com Adriano Lucheta, diretor do Instituto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM). Ele fala sobre como a digitalização e as novas tecnologias têm sido aplicadas ao longo de toda a cadeia produtiva.
“Essas tecnologias podem ser empregadas desde as etapas de prospecção mineral, a partir de levantamentos aéreos utilizando drones e sensores multiespectrais, aplicação de Inteligência Artificial (IA) para análise de bancos de dados geológicos e na criação de litotecas digitais”.
Lucheta acrescenta que nas operações “são cada vez mais comuns a presença de equipamentos automatizados como caminhões, escavadeiras e perfuratrizes, que podem ser autônomos ou controlados remotamente”.
O presidente do Simineral, Anderson Baranov, também reforça a importância desse avanço. “Estamos comprometidos em promover um setor cada vez mais moderno, sustentável e alinhado às demandas globais. Iniciativas como essas reafirmam a capacidade do Pará em liderar com excelência”.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom do Simineral)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!