sábado, 27 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Trio que planejava roubar avião e ouro é preso em Santarém

Acusados planejavam sequestro de piloto e roubo de aeronave

Três homens foram presos pela Polícia Civil, suspeitos de planejar um roubo a um avião de pequeno porte. Os acusados são Marciel dos Santos, conhecido como Ciel, natural do estado do Maranhão; Luís Gonzaga Neto, do Ceará, e José Ataígo Alves Barbosa, também do Ceará. As prisões foram realizadas através do Núcleo de Apoio à Investigação no Baixo e Médio Amazonas (NAI/BMA) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), juntamente com a Polícia Militar de Santarém e Itaituba, no oeste do Pará. Os três acusados foram presos dentro de um hotel situado no centro comercial de Santarém, na tarde da última terça-feira (1). No local, também foram encontrados vários indícios do plano criminoso, como documentos, anotações, falsos uniformes, aparelhos celulares, entre outros.

De acordo com a PC, o trio planejava sequestrar o piloto da aeronave e, em seguida, utilizando o avião, roubar cerca de 60 kg de ouro de um garimpo localizado na região.

Segundo as investigações, a associação criminosa era liderada por Marciel. Ele teria se deslocado para Santarém há cerca de uma semana com o objetivo de fretar um avião, supostamente para transportar operários de uma empresa de mineração. A aeronave sairia de Santarém com destino a um município não revelado. No trajeto, os suspeitos simulariam a necessidade de realizar um pouso improvisado em uma pista que seria informada por eles. Na ocasião, os acusados surpreenderam o piloto e tomariam o avião de assalto.

Em seguida, com a ajuda de um piloto próprio, os criminosos partiriam com o avião para um esconderijo, onde ficariam à espera da execução da segunda etapa do plano, que seria o roubo do ouro.

Para dar veracidade à narrativa do frete do aeronave para locomoção dos operários, o grupo criminoso chegou a confeccionar falsos uniforme de uma empresa de mineração fantasma. As vestimentas foram achadas escondidas no hotel.


Com diversas provas comprovando a materialidade do plano, o trio foi autuado em flagrante por associação criminosa e encaminhado à Central de Triagem de Santarém, onde permanecerá à disposição da justiça. As investigações prosseguem com o intuito de alcançar outros envolvidos na empreitada criminosa.

 

 

Fonte: O Liberal