Desde as 18h, os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentam falhas que estão atrasando a divulgação dos resultados por todo o Brasil. Porém, os dados estão sendo transmitidos e registrados normalmente. O problema é só a divulgação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) confirmou que a falha se aplica ao estado. Há municípios onde quase três horas após o encerramento da votação, não constam nem 10% das urnas apuradas, como é o caso de Ourilândia do Norte.
“Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”, informou o TRE-PA, em nota.
(Da Redação Fato Regional, com informações do TRE-PA)