A Prefeitura de Tucumã vai decidir, nesta sexta-feira (22), se adotará novas medidas preventivas ao coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19. Uma reunião será feita para avaliar as condições atuais do município, regras do decreto municipal em vigor e as regras trazidas pelo recente decreto estadual do governador Helder Barbalho (MDB), que proibiu festas, shows, eventos e o funcionamento de bares em todo o território paraense.
LEIA MAIS, EM FATO REGIONAL
- ASSISTA: Governo muda bandeiramento de três regiões do Pará para amarelo. Eventos e bares estão proibidos.
- Dr. Celso decreta normas de prevenção à covid-19 em Tucumã
- A partir de hoje, bares e restaurantes de Tucumã só podem funcionar até às 23h
O governador também pediu que prefeitos ajudassem na fiscalização das medidas estaduais e fizessem decretos municipais reforçando medidas preventivas. Em entrevista ao Fato Regional O prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (PSDB), disse que a prefeitura precisa analisar dados e deliberar sobre a necessidade de mais mudanças.
“Diante desse novo decreto do Estado iremos, de imediato, reavaliar a situação da covid-19 em Tucumã. Porque, visivelmente, tivemos uma diminuição da quantidade de casos. Vamos avaliar se iremos seguir na íntegra o decreto estadual, editar outro ou manter o nosso, sempre buscando dar condições de vida à população e nos prevenirmos contra o coronavírus. Temos hoje demanda diminuída por exames e a quantidade de casos positivos nesses exames também”, declarou Dr. Celso, com exclusividade, ao Fato Regional.
Desde o dia 9 de janeiro, há um decreto municipal, assinado por Dr. Celso, que estabelece algumas medidas preventivas, mas não tão rigorosas quanto as mais recentes do Governo do Pará. A vigência é até dia 27 deste mês. A região Araguaia está em bandeiramento laranja, o terceiro maior risco de covid-19, pela análise estadual.
(Da Redação Fato Regional)