Tucumã, Belterra, Monte Alegre e Santarém estão sem reforço de segurança previsto para as Eleições 2024. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), numa nota sobre as reuniões de planejamento de segurança que vêm sendo realizadas nos municípios. Esse pedido é feito juízes titulares das zonas eleitorais.
Desde o começo de julho e até agosto, o TRE do Pará está promovendo uma série de reuniões com as Forças de Segurança do Estado, que atuam nos municípios. O objetivo é elaborar um plano de segurança para as Eleições Municipais 2024 com base nas informações específicas sobre o eleitorado e as seções de cada região. Em alguns casos, há pedidos de reforço de segurança com forças federais.
“Vale destacar que dos 144 municípios do Pará, apenas 4 não solicitaram reforço na segurança: Santarém, Monte Alegre, Tucumã e Belterra. Já das 101 zonas eleitorais do estado, 71 pediram reforço das Forças de Segurança Federal, num total de 100 municípios”, diz a nota divulgada pelo TRE do Pará sobre as reuniões com os municípios e solicitações de reforço de segurança.
Os encontros ocorrem nas sedes dos municípios e já foram realizadas em Marabá (8 de julho), Parauapebas (9 de julho), Xinguara (11 de julho), Redenção (12 de julho), Altamira (16 de julho) e Soure (19 de julho). Nesta terça-feira (23), ocorrerá no município de Itaituba, no sudoeste do Pará. Será no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), às 9h. Ainda este mês, no dia 25, a reunião ocorrerá em Santarém, no oeste do estado.
Os encontros estão sendo conduzidos pela diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, acompanhada do chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos e do chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint), Jorge Monteiro.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Adolescente é encontrada morta, nua e com corpo queimado na zona rural de Tucumã
- ‘Negueba’ é morto a facadas em Água Azul do Norte
- Após 15 anos, sistema de abastecimento de água de Ourilândia do Norte está 99% concluído, com capacidade de beneficiar até 60 mil pessoas
- Policiais do 36º BPM prendem homem em Tucumã após dupla tentativa de homicídio
- ‘Índio’ é preso após esfaquear homem, em Água Azul do Norte, até quebrar a faca no peito da vítima
- Karla Carneiro, de Redenção, é eleita Miss Grand Pará 2024 e vai representar o estado no concurso nacional
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!