Tucumã, Ourilândia e São Félix do Xingu ficam sem energia após falha em equipamento da transmissora Visus

As subestações de Tucumã e São Félix do Xingu foram afetadas pela falha no equipamento da rede da transmissora Visus, que atende a usina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte. Isso deixou municípios da PA-279, atendidos por essas subestações, sem energia nesta sexta-feira (13)
A usina Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, especializada na produção de níquel e que emprega mais de 1,9 mil trabalhadores diretamente na exploração de uma das maiores reservas de níquel, em meio a uma das maiores províncias minerais do mundo (Foto: Wesley Costa / Fato Regional / Arquivo)

Uma falha em equipamentos das transmissora Visus, cuja rede atende a usina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, provocou uma interrupção das cargas da Equatorial. Isso provocou falhas nas subestações de Tucumã e São Félix do Xingu, deixando municípios da região da PA-279 sem energia ou com oscilações. O incidente ocorreu devido às chuvas e foi registrado por volta de 7h36 desta sexta-feira (13).

Por nota, a Equatorial informou que as causas do incidente e implicações estão sendo apuradas. A recomposição do serviço está sendo conduzida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação de sistemas isolados.

A Equatorial e a Visus seguem monitorando o caso. Após o retorno da energia elétrica, alguns locais ainda podem sofrer com instabilidades. Em áreas mais afastadas, a energia deve retornar gradativamente após a manutenção e retomada do serviço.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.