quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Tucumã recebe mais 444 doses de vacina contra covid-19

Idosos devem receber as doses em casa e sistema drive-thru deverá ser implantado nas próximas etapas da campanha municipal de imunização contra covid-19
Vacinas CoronaVac foram recebidas no início da noite desta terça-feira por Patricia Witeck, diretora de vigilância e saúde de Tucumã. (Foto: Fato Regional)

O município de Tucumã recebeu, nesta terça-feira (9), mais 444 doses da vacina contra covid-19 da marca CoronaVac, feita pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. Dessas, 61 doses serão para vacinar idosos acima de 90 anos. Os imunizantes chegaram às 19h, com escolta do Grupamento Tático Operacional da Polícia Militar (GTO), ao prédio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na avenida Brasil, próximo à rotatória.

Essa quantidade de doses ainda faz parte da campanha contra a covid-19 da Prefeitura Municipal de Tucumã, sendo a segunda dose da primeira etapa — total de 334 doses —, mais 5% dos trabalhadores de saúde da primeira fase. “Recebemos, nesta leva 444 doses. O reforço da primeira e mais 110 para os demais públicos já listados”, explica Patrícia Witeck, diretora de Vigilância e Saúde de Tucumã.

Para os idosos a serem vacinados, observa Patrícia, a ideia é oferecer atendimento em casa. Assim, esse público já vulnerável não se expõe além do necessário. “Como são pessoas do grupo de risco, e muitos, com o avançar da idade, já estão debilitados, queremos oferecer a vacinação na residência de cada um. Para próximas fases, queremos fazer o sistema drive-thru”, adiantou a diretora.

 

Imunizantes foram escoltados pelo Grupamento Tático Operacional (GTO). (Foto: Fato Regional)

 

 

Como diferencial na vacinação de Tucumã, o público-alvo de cada etapa será testado antes de ser imunizado. Isso evita riscos e conflitos com a vacina. A Prefeitura, na gestão do prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB) e do vice Vanderley Vieira (PSD), adquiriu 6 mil testes de detecção do coronavírus SARS-CoV-2.

“Esses testes nos confere mais solidez nos dados da covid-19 no nosso município. Para aqueles profissionais da saúde que precisam se vacinar, é só entrar em contato conosco na secretaria”, orientou Patrícia.


Como forma de garantir a idoneidade da aplicação da vacina em todo o município, a Secretaria de Saúde de Tucumã tem prestado diariamente informações para o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. “Estamos cuidado e monitorando as doses administradas. O controle é diário, bem como o abastecimento dos sistemas de dados. Estamos seguindo à risca, informando nosso caminhar na vacinação, prestando conta e estamos com tudo em dia”, assegurou a diretora.

(Da Redação Fato Regional, com informações de Kenny Teixeira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tucumã)