Por enquanto, a Prefeitura de Tucumã não deve promover novas medidas preventivas ao coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19. Há um decreto municipal em vigor até o dia 27 deste mês, que já prevê uma série de regras que limitam parte da capacidade de setores econômicos da cidade:
- O controle de entrada nos estabelecimentos respeitando em 30% da capacidade;
- Proibição de consumo de bebida alcoólica no interior dos estabelecimentos, como lojas de conveniência e afins;
- Funcionários e clientes fazendo uso obrigatório de máscara e álcool gel;
- Organização de filas com distanciamento de um metro entre as pessoas;
- Evitar aglomerações dentre e fora dos estabelecimentos;
- Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares e similares poderão funcionar até as 23h;
- Academias ficam abertas até às 22h, obedecendo normas específicas de higiene;
- Priorizar trabalho remoto para os serviços administrativos
Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Tucumã faria uma reunião para avaliar as condições atuais do município, regras do decreto municipal em vigor e as regras trazidas pelo recente decreto estadual do governador Helder Barbalho (MDB), que proibiu festas, shows, eventos e o funcionamento de bares em todo o território paraense.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tucumã confirmou que o município só terá uma reavaliação das condições atuais após o fim da vigência do decreto municipal atual. Ou seja, uma nova reunião sobre medidas preventivas na cidade só devem ser discutidas novamente a partir do dia 27: se ficarão mais rígidas ou se serão aliviadas.

LEIA MAIS, EM FATO REGIONAL
- ASSISTA: Governo muda bandeiramento de três regiões do Pará para amarelo. Eventos e bares estão proibidos.
- Dr. Celso decreta normas de prevenção à covid-19 em Tucumã
- A partir de hoje, bares e restaurantes de Tucumã só podem funcionar até às 23h
- Tucumã avalia novas medidas contra covid-19 nesta sexta (22)
O governador pediu que prefeitos ajudassem na fiscalização das medidas estaduais do decreto estadual nº 800/2020 e fizessem decretos municipais reforçando medidas preventivas. Em entrevista ao Fato Regional nesta quinta-feira (21), o prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (PSDB), disse que a prefeitura precisa analisar dados e deliberar sobre a necessidade de mais mudanças.
“Diante desse novo decreto do Estado iremos, de imediato, reavaliar a situação da covid-19 em Tucumã. Porque, visivelmente, tivemos uma diminuição da quantidade de casos. Vamos avaliar se iremos seguir na íntegra o decreto estadual, editar outro ou manter o nosso, sempre buscando dar condições de vida à população e nos prevenirmos contra o coronavírus. Temos hoje demanda diminuída por exames e a quantidade de casos positivos nesses exames também”, declarou Dr. Celso, com exclusividade, ao Fato Regional.
(Da Redação Fato Regional)