sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Tucuruí confirma dois casos da variante ômicron

Por dia são registradas 17 novas infecções pelo coronavírus no município. 287 já morreram em decorrência de complicações da doença
Em Tucuruí, a divulgação das informações sobre os casos de Covid-19 segue sendo informado a cada três a cinco dias. | Michel Garcia

Secretaria de Saúde de Tucuruí no sudeste paraense divulgou nesta terça-feira (1º), o Boletim Epidemiológico com 8.911 casos conhecidos confirmados de covid-19. Destes, dois casos são da nova variante, a ômicron, que já está circulando no município com contaminação comunitária. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com base nas informações do Laboratório Central do Estado do Pará — Lacen. Os pacientes passam bem e não estão hospitalizados.

A Sespa confirmou 28 casos da variante Ômicron em todo o Pará. As ocorrências foram registradas nos municípios de Belém, com 24 casos; Marabá, com 1 caso; Tucuruí com 2 casos; e Castanhal com 1 caso.

Em Tucuruí, a divulgação das informações sobre os casos de Covid-19 segue sendo informado a cada três a cinco dias. No último informado pela secretaria de Saúde, 287 pessoas haviam falecido em decorrência de complicações da doença.

Comparando com os números informados em 28 de janeiro, que registrou 8.828 casos conhecidos e 286 mortes, foram 17 novas infecções por dia e uma pessoa foi a óbito. A Vigilância Epidemiológica de Tucuruí não se manifestou sobre o assunto até o momento.

O resultado do sequenciamento foi recebido, nesta terça-feira (1º), pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), após análise de 55 amostras feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz-RJ). O laboratório é referência nacional ligado ao Ministério da Saúde, para onde são encaminhadas mensalmente cerca de 200 as amostras positivas de covid-19 para investigação de possíveis variantes do novo coronavírus. Outros materiais biológicos continuam em análise pela Fiocruz.

A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos.
 A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos. | Reprodução

 

A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos. A coleta dessas amostras e posterior envio para sequenciamento foram feitos no início do mês de janeiro de 2022. O monitoramento e acompanhamento das pessoas é feito pelas secretarias municipais de saúde, por suas vigilâncias epidemiológicas.


A secretaria ressalta que as medidas para conter o novo coronavírus são as mesmas, independente de variantes, desde o início da pandemia. Para evitar a proliferação dos casos, a Sespa continua recomendando o uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomeração e principalmente estar com o esquema vacinal contra a covid-19 em dia. Além disso, a secretaria realizou a ampliação de testagem e distribuiu mais de 500 mil testes aos municípios, somente no mês de janeiro, buscando fazer o bloqueio viral com a rápida detecção e isolamento dos casos positivados.

 

 

 

 

DOL Carajás com informações de Dênis Aragão