O turismo injetou, em 2018, mais de R$700 milhões na economia do Pará, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Secretaria de Estado de Turismo. Os dados mostra ainda que mais de um milhão de pessoas visitaram o estado.
De acordo com os dados do Dieese, houve crescimento de 2,5% no número de visitantes, em relação a 2017. O levantamento foi feito em onze cidades, incluindo Belém, Salinas, Soure, Santarém, entre outras.
Pessoas que atuam no setor contestam os números e dizem que, em vez de crescimento, houve redução. Para quem trabalha com turismo, a capital Belém reflete a falta de investimentos no setor.
Alguns dos pontos turísticos da cidade apresentam condições precárias, como a sujeita no Mercado do Ver-o-Peso. O Mercado de São Brás, outro exemplo, saiu da rota de pacotes turísticos na cidade, após situação de abandono.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem, quatro cruzeiros tiraram o Porto de Icoaraci, em Belém, da rota em 2018.
Com informações do Dieese-PA