sexta-feira, 20 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Uepa abre inscrições para especialização em Educação Escolar Indígena; veja

Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inscreve candidatos, a partir desta terça-feira, 13, até o dia 3 de outubro de 2022, para a seleção da especialização Ensino na Educação Escolar Indígena, Turma Munduruku. O curso faz parte do programa Forma Pará e será ofertado gratuitamente, na modalidade presencial, por 18 meses. As inscrições também são por formulário eletrônico. O edital completo pode ser acessado no site www.uepa.br.

A especialização é destinada a indígenas do povo Munduruku, com referendo da comunidade indígena de origem ou de pertencimento, e com diploma de licenciatura plena, reconhecido pelo MEC. Também serão aceitos os candidatos que concluam a graduação antes do período de matrícula da especialização, que será de 26 a 31 de outubro de 2022, conforme o edital de abertura.


São disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática (18 vagas), Ciências Humanas e Sociais (16 vagas) e Linguagens e Artes (16 vagas). A seleção vai ocorrer em duas fases: análise de proposta do projeto de especialização e análise curricular. O resultado final será divulgado até o dia 25 de outubro, com previsão de início das aulas em novembro de 2022.

Conforme o edital, o curso tem o objetivo de propiciar ao professor indígena um instrumental teórico-prático que amplie a sua compreensão sobre a dinâmica da educação escolarizada em relação com a educação indígena, integrando os saberes necessários ao trabalho pedagógico, para construir ferramentas que fundamentam os aspectos centrais do ensino de uma educação escolar indígena diferenciada, específica, bilíngue, autônoma e intercultural.

Fonte: Ascom Uepa