sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará oferece mais de 1,4 mil vagas no Sisu 2020

Crédito: Portal Unifesspa

Este ano, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai ofertar1450 novas vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020.1). Candidatos de todo o país, em especial os da região sul e sudeste do Pará e estados vizinhos como Tocantins e Maranhão vão poder disputar as vagas disponíveis nos 42 cursos de graduação existentes. Acesse o edital Sisu 2020!

A Unifesspa está presente em cinco cidades:

No campus sede, em Marabá, são ofertadas 970 vagas, distribuídas nos cursos de Química, Ciências Naturais, Física, Matemática, Pedagogia, História, Ciências sociais, Geografia, Direito, Agronomia, Ciências Econômicas, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Geologia, Artes Visuais, Letras Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa. Confira os horários, quantitativo de vagas e modalidade de cada curso aqui.

Em Rondon do Pará, a Unifesspa oferece 40 vagas para cada um dos três cursos de bacharelado existentes: Administração (noturno), Ciências Contábeis (noturno) e Jornalismo (integral). Em São Felix do Xingu também serão oferecidas 40 vagas nos cursos de Letras Língua Portuguesa (noturno), Ciências Biológicas (noturno) e Engenharia Floresta (Bacharelado, integral).

No campus de Santana do Araguaia, a Unifesspa vai abrir novas turmas do curso de Matemática (licenciatura, noturno, 40 vagas), Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (bacharelado, integral, 30 vagas).

E em Xinguara, são ofertados os cursos de Medicina Veterinária (Bacharelado, integral, 30 vagas); Zootecnia (Bacharelado, integral, 30 vagas), História (Licenciatura, noturno, 40 vagas) e Geografia (Licenciatura, noturno, 40 vagas). Nos cursos de modalidade integral, as aulas podem ocorrer nos dois turnos, matutino e vespertino.

Na pesquisa por vagas disponibilizada no site do Sisu (sisu.mec.gov.br), alguns cursos ofertados pela Unifesspa aparecem com divergência nas informações sobre turnos ou número de vagas ofertadas. No entanto, os candidatos não precisam se preocupar, pois trata-se de um problema técnico com o sistema de gestão do Sisu.

Em consulta à equipe técnica responsável da Secretaria de Educação Superior, a Unifesspa, assim como outras universidades que tiveram os mesmos problemas, foi orientada a manter oferta no SiSU e publicar edital próprio com número de vagas e turnos corretos. Assim, para preenchimento das vagas nos cursos da Unifesspa em 2020, os candidatos devem considerar o que foi estabelecido no edital, publicado na página oficial da Unifesspa, mesmo que no site do Sisu esteja diferente.

Ações afirmativas e bônus regional

Além de adotar as ações afirmativas previstas pela Lei de Cotas, a Unifesspa mantém em 2020 a ação afirmativa própria de um bônus de 20% sobre a nota final do Enem aos alunos que tenham cursado pelo menos um ano do ensino médio nas escolas dos municípios que integram as regiões de influência das cidades onde a Unifesspa possui campus instalado, além dos municípios que integram as regiões de influência das cidades de Imperatriz-MA e Araguaina-TO.

O candidato precisa se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas, pois perderá o direito à vaga se declarar beneficiário de ação afirmativa e não apresentar a comprovação necessária no momento da habilitação institucional. Por isso, é importante ler com atenção o item 4 do Edital.

Inscrições no Sisu


As inscrições no Sisu começam no próximo dia 21 e terminam no dia 24 de janeiro. As notas de corte serão divulgadas nos dias 22, 23 e 24 de janeiro a partir de 0h. O resultado da chamada regular será a partir do dia 28 de janeiro. Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e que tenha concluído o Ensino Médio.

 

Fonte: Ascom/Unifesspa e Roma News