Os 42 universitários paraenses vindos do Paraguai em um ônibus fretado, no último domingo, 19, continuam em quarentena na Escola Thiago Gonçalves de Souza, em Tucumã, sul do Pará. O destino dos universitários era as cidades de Tucumã e São Félix do Xingu.
Os estudantes retornaram do Paraguaia por meio do processo de repatriação. As universidades paraguaias passaram a funcionar de forma online, devido à pandemia da covid-19.
O ônibus locado pelos pais dos universitários chegou em Ourilândia do Norte, no último domingo, 19. Na ocasião, as autoridades sanitárias, policiais civis e militares, que atuam na barreira sanitária conjunta dos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã, determinaram a aplicação do protocolo do Ministério da Saúde de prevenção à covid-19, que é a quarentena.
Os universitários foram encaminhados para a escola estadual de ensino médio Thiago Gonçalves de Souza em Tucumã, sobre forte escolta policial e de profissionais da saúde ainda dentro do ônibus.
Na entrada da escola, houve a aferição das temperaturas de todos os universitários. A quarentena já dura 9 dias e conta com o apoio dos pais dos estudantes, voluntários e comerciantes no fornecimento de alimentação. A manutenção do local e o acesso à internet ficou sob a responsabilidade da prefeitura.
Embora estejam cumprindo quarentena de 15 dias, os universitários continuam tendo aulas online e fazendo provas. Além disso profissionais de saúde e policiais militares permanecem monitorando os universitários durante a quarentena.
Redação Fato Regional, com informações do Blog Jornal Xingu News