A Justiça deferiu o pedido da Mineradora Vale nesta quinta-feira, 12 e, liberou a operacionalização total da empresa no município de Ourilândia do Norte, sudeste paraense.
A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Dr. Veloso, que estava em Brasília acompanhando esta situação. “É com muita alegria que nós recebemos esta informação, pois foram meses e meses de batalha para poder conseguir que nossa solicitação fosse aceita pela justiça e agora agradecemos ao governador Helder Barbalho, que esteve empenhado nesta ‘luta’, ao senador Zequinha Marinho, ao nosso vice-prefeito, e todos aqueles que incansavelmente estiveram empenhados para poder obter este resultado que beneficia e muito o nosso município e a população”, comenta Veloso.
De acordo com o prefeito, assim que chegar em Ourilândia, uma carreata será preparada para comemorar a decisão.
Na decisão assinada pelo ministro Dias Toffoli, ficou acordado que a Vale volte a operar com o Projeto Onça Puma e, que seja repassado o valor de R$ 30 milhões de reais liberados . Sendo 16 milhões para os índios da etnia Xikrin e 14 milhões para os índios kayapós .
A Redação Fato Regional aguarda posicionamento da Vale sobre a decisão da justiça deferida na tarde de hoje, 12.
Da Redação Fato Regional