As obras da Usina da Paz, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, estão aceleradas. A conclusão e inauguração devem ocorrer até junho de 2025. A informação é do prefeito João Cleber (MDB), que visitou o local nesta semana. O espaço será na avenida Beira Rio. Com isso, o município terá um polo de um dos principais programas do Governo do Estado na promoção de serviços públicos e prevenção da violência.
Com a articulação do prefeito João Cleber e dos deputados Torrinho (MDB) e José Priante (MDB), a UsiPaz São Félix do Xingu vai se integrar a outras previstas para as regiões sul e sudeste do estado. A meta do Governo do Pará é entregar 40 usinas até 2026. Esse é um dos muitos trabalhos que mostram como o município se tornou um canteiro de obras diversas em prol da população xinguense.
Veja mais imagens das obras da Usina da Paz de São Félix do Xingu:
“Essa obra é uma das compensações da Vale e representa nossa luta e determinação de trazer uma Usina da Paz para nosso querido município. É marca de quem trabalha e produz, de João Cleber, do governador Helder Barbalho, do deputado Torrinho e do deputado Priante. É o maior projeto social da América Latina, que vai atender desde as criancinhas até idosos. Não estarei mais na prefeitura, mas entre maio e junho, será inaugurada”, diz o prefeito.
O que são e como funcionam as Usinas da Paz?
A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada complexo tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos. São mais de 80 atendimentos diferentes e múltiplas utilidades no espaço que é multifuncional de serviços, cultura, lazer, esporte e cidadania. Em São Félix do Xingu, haverá a vista para o encontro dos rios Xingu e Fresco.
Entre os serviços ofertados estão atendimentos médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante, campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.
Atualmente, no eixo Sul-Sudeste do Pará, já existem as UsiPaz de Canaã dos Carajás, de Parauapebas e a de Marabá (mais recente). Em andamento estão as obras em São Félix do Xingu — a primeira na região da PA-279 —, Tucuruí, Paragominas e Redenção.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- 7º BPM prende 3 suspeitos de tráfico e apreende mais de 21 kg de drogas dentro de ônibus em Redenção
- Após meses liderando, cacau de Tucumã fica pela 1ª vez com valor abaixo do mercado nacional
- Empresário preso em Redenção é suspeito de mandar matar homem, na PA-287, na frente do filho
- 36º BPM recupera moto roubada e detém suspeito de receptação em São Félix do Xingu
- Carreta cai de ponte, na PA-279, próximo a São Félix do Xingu; motorista é resgatado pelos bombeiros
- Alepa aprova fim da cobrança de taxas de religação de energia elétrica, água e esgoto no Pará
- Rematrícula para alunos da rede estadual de educação vai até 11 de dezembro
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!