As Usinas da Paz, atualmente 28 complexos criados pelo programa de inclusão social e cidadania do Governo do Pará, vêm registrando números que apontam um impacto positivo na segurança pública das comunidades que as recebem. Segundo balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), durante o ano de 2025, o recuo dos registros dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) foi de até 95% nas regiões atendidas pelas UsiPaz. Desde 2021, o programa, coordenado diretamente pela governadora Hana Ghassan (MDB), é considerado referência na América Latina de atenção a populações mais vulneráveis.

“Esse é o maior projeto de inclusão social do Brasil. Mais que um prédio bonito, a Usina representa oportunidade e futuro. Um espaço que está aberto, com serviços totalmente gratuitos, para todas as famílias da comunidade”, ressaltou a governadora do Pará, Hana Ghassan, no dia 24 de abril, durante a cerimônia de entrega da 28ª unidade da Usina da Paz, instalada no município de Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém. Mais dez unidades estão previstas para serem entregues pelo programa do Governo do Estado. A região Sul do Pará terá a segunda, após São Félix do Xingu: há um complexo sendo construído em Redenção.

O titular da Segup, coronel da PM Ed-Lin Anselmo, reforça que as Usinas da Paz têm um papel estratégico na redução da criminalidade, porque atuam diretamente na prevenção e na ampliação de oportunidades, gerando emprego e renda a famílias antes desassistidas. “Quando levamos serviços, oportunidades e presença do Estado para dentro das comunidades, conseguimos transformar realidades e prevenir a violência de forma efetiva. Os resultados que estamos alcançando nessas áreas mostram que investir em inclusão social também é investir em segurança pública”, analisa.

Essa nova janela, para um outro futuro possível, comprovado por diversas outras histórias de famílias que hoje são atendidas pelas UsiPaz, pode ser resumida por vitórias básicas, como a retomada da simples satisfação de se ocupar, e compartilhar com dignidade, a própria vizinhança onde se vive.

Desde que começaram a ser implantados em 2021 pelo governo do Pará, os complexos de cidadania UsiPaz têm como norte a promoção da inclusão social, a redução da violência e a melhoria da qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. As unidades integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira UsiPaz, já foram realizados mais de 12 milhões de atendimentos em todo o Estado.

Outras dez Usinas da Paz seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Redenção, Santarém, Viseu, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos e Salinópolis.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












