Os usuários da Starlink no Pará que precisaram usar o sinal de internet via satélite da empresa de Elon Musk no início da tarde desta quinta-feira, 24, encontraram dificuldades. No sul do estado, por exemplo, alguns consumidores relatam que, ao tentar conectar-se à internet, receberam a mensagem: “A Starlink está demorando mais que o normal para se conectar. Assegure-se que a Starlink tenha uma visão completamente desobstruída do céu”.
Alguns técnicos aconselharam os usuários a deixarem o aparelho desligado e só voltar a conectar-se à internet quando o sinal do satélite for restabelecido por completo.
De acordo com informações de vários portais especializados, a falha foi registrada em todo o Brasil por volta das 16h e rapidamente apontada no site Downdetector, que chegou a contabilizar mais de 1.667 notificações em menos de 30 minutos, refletindo um pico anormal de problemas de conexão.
A proximidade da estreia oficial do serviço de internet via satélite em celulares, marcada para 31 de julho no Brasil, coloca ainda mais pressão sobre a empresa. Em parceria com a operadora T-Mobile, o objetivo é conectar smartphones diretamente aos satélites sem necessidade de torres, algo que será observado com atenção após o episódio desta quinta-feira.
Starlink é um serviço de internet via satélite desenvolvido pela SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk. Ele utiliza uma constelação de satélites em órbita baixa da Terra para fornecer acesso à internet de alta velocidade e baixa latência, especialmente em áreas remotas ou com pouca infraestrutura de internet tradicional.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Downdetector).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!