Usuários dos transportes aquaviário e rodoviário realizam mais de 6 mil registros junto à Ouvidoria da Artran em dez meses

A maior parte dos atendimentos é relacionada a pedidos de informação, que somam 5.911 registros. As reclamações totalizam 242 ocorrências, seguidas por 14 denúncias e 4 solicitações de providências.
O balanço apontou que os pedidos foram de informação, reclamações, denúncias e solicitações de providências, que contam no boletim estatístico da Ouvidoria do órgão divulgado na sexta-feira (25). (Fotos: Agência Pará)

O total de 6.171 atendimentos aos usuários dos transportes aquaviário e rodoviário foram registrados pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran), de junho de 2024 a março de 2025. Foram pedidos de informação, reclamações, denúncias e solicitações de providências, que contam no boletim estatístico da Ouvidoria do órgão divulgado na sexta-feira (25).

Para o ouvidor da Artran, Huascar Angelim, o trabalho de escuta e a resposta “rápida” às demandas dos usuários fortaleceram a atuação da Agência e resultaram na maior procura pelos serviços da Ouvidoria.

“A maior preocupação era fazer com que os usuários dos transportes aquaviário e rodoviário conhecessem os canais de atendimento da Ouvidoria. Precisávamos ouvir para agir com mais precisão na solução dos problemas enfrentados nas viagens. Recebemos de 30 a 40 mensagens por dia pelo aplicativo de mensagens, o que demonstra que a população está mais confiante no nosso trabalho”, avalia.

A maior parte dos atendimentos é relacionada a pedidos de informação, que somam 5.911 registros. As reclamações totalizam 242 ocorrências, seguidas por 14 denúncias e 4 solicitações de providências.

Entre os assuntos mais recorrentes estão a gratuidade no transporte (1.522 registros), carteira de meia-passagem intermunicipal (1.433), descumprimento de horário de viagem (309) e recusa de embarque de passageiros com gratuidade (304). Além de desrespeito ao usuário (291), alteração de itinerário (142) e interrupção do serviço (149) e outros.

Os usuários podem solicitar informações, fazer denúncias, reclamações e elogios sobre os serviços que estão sob a responsabilidade da Agência.

Na distribuição regional, a Região de Integração Guajará concentra o maior número de reclamações (125), seguida pelas regiões Tocantins (20), Guamá (17) e Marajó (7). Há registros em outras dez regiões, enquanto 13 manifestações não tiveram o local de origem informado pelos usuários.

Quanto aos canais de atendimento mais utilizados pelos usuários, o Call Center e o WhatsApp lideraram, com 5.064 atendimentos. Os terminais rodoviários registraram 1.003 manifestações, e os terminais hidroviários, 244. Na sede da Artran, foram realizados 27 atendimentos presenciais. O e-mail contabiliza 348 registros e o formulário eletrônico, 6.

Em relação ao tipo de transporte, o modal rodoviário é o mais citado nas reclamações dos usuários (134), seguido pelo hidroviário (30) e pelo rodofluvial (2). Em 57 casos, o tipo de transporte não foi identificado. O relatório também aponta uma evolução positiva no tempo médio de resposta às manifestações. Em agosto de 2024, esse tempo era de 69 dias, mas caiu para 14 dias em março de 2025.

Sobre a Ouvidoria da Artran

A Ouvidoria da Artran é um canal direto entre os usuários e a Artran e tem por objetivo fornecer informações e buscar soluções para situações relacionadas aos serviços públicos de transporte, ofertados por empresas reguladas, fiscalizadas e controladas pela Agência. Os usuários podem solicitar informações, fazer denúncias, reclamações e elogios sobre os serviços que estão sob a responsabilidade da Agência.

Canais de atendimento:

Telefone: (91) 98418-6173 (em dias úteis, das 8h às 14h)
E-mail: ouvidoria@artran.pa.gov.br
Formulário eletrônico disponível no site: www.artran.pa.gov.br
Correspondência postal: rua dos Timbiras, 1.907, em Belém-Pará.


Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


 

 

Leia mais