sexta-feira, 26 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vacinas da Pfizer e Janssen serão compradas para o Brasil, afirma ministro da Saúde

Eduardo Pazuello informou que as negociações estão em andamento. Primeiro lote da Sputinik V chega ainda neste mês.
(Foto: Johnson & Johnson / Divulgação)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o Governo Federal vai adquirir as vacinas contra covid-19 da Pfizer e da Janssen (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson). Ambas as aquisições estão em negociação, mas o anúncio foi feito, publicamente, em uma reunião com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta quarta-feira (3).

Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da próxima semana, com determinação da quantidade de doses a serem entregues. As informações são do G1. A Pfizer, por enquanto, não confirmou nada. A vacina Pfizer / BioNTech é a única que tem registro definitivo de uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por meses, o Governo Federal vinha se recusando a negociar com a Pfizer por considerar que as cláusulas contratuais são muito restritivas e até abusivas. Porém, outros governos pelo mundo não tiveram problemas com as regras do contrato de compra e venda. A vacina da Janssen é uma das que possui alta eficácia, com 85% de proteção, e dose única.


Ainda neste mês, prevê o MS, chega o primeiro carregamento de vacinas Sputinik V, do laboratório russo Gamaleya. Serão 400 mil doses. Em abril chegam mais 2 milhões e em maio 7,6 milhões de doses.

(Da Redação Fato Regional, com informações do G1)