A Vale deu mais um passo importante em sua estratégia de sustentabilidade ao firmar um contrato com a Petrobras para o fornecimento de diesel S10 em suas operações em Minas Gerais. O combustível será produzido pela Petrobras com a adição da parcela obrigatória de 15% de biodiesel, conforme a legislação vigente.
O acordo vai além do fornecimento tradicional de combustível. Ele prevê oportunidades de desenvolvimento de negócios de baixo carbono, incluindo a possibilidade de compra e venda de diesel R (combustível com conteúdo renovável) e futuras tratativas para o fornecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), considerado uma alternativa sustentável ao diesel fóssil.
Desde 2023, Vale e Petrobras mantêm uma parceria voltada à construção de soluções energéticas mais limpas. Em 2024, as empresas já haviam firmado um acordo de cooperação que incluiu testes com diesel R5, que possui 5% de conteúdo renovável além do biodiesel obrigatório, e com bunker contendo 24% de parcela renovável.
Para a Vale, o contrato consolida uma relação estratégica alinhada às metas globais de redução de emissões. Segundo o CEO da companhia, Gustavo Pimenta, a parceria fortalece a visão de longo prazo da mineradora.
“Estamos muito satisfeitos em fortalecer nossa parceria com a Petrobras, o que gera valor para ambas as empresas e para o Brasil. Esse contrato consolida uma relação de confiança e cria espaço para explorarmos, juntos, soluções inovadoras que contribuam para tornar nossas operações cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirmou.
O executivo destacou ainda que o acordo reforça o compromisso da Vale com a descarbonização:
“É mais um passo que reforça nossa visão de longo prazo, aproveitando o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis.”
A iniciativa também está alinhada à estratégia da Petrobras de aproximação com grandes consumidores finais, permitindo maior eficiência logística e a oferta de combustíveis de alto desempenho, capazes de atender às exigências ambientais de empresas com relevância internacional.
Com o novo contrato, a Vale avança na adoção de soluções energéticas mais limpas, fortalecendo sua agenda ESG e contribuindo para uma mineração cada vez mais sustentável no Brasil.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!














