Estudantes dos municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Bom Jesus do Tocantins, na região sudeste do Pará participaram de oficinas de cinema e tiveram a oportunidade de criar um mini documentário com orientação de profissionais do cinema de renome nacional. A ação faz parte do projeto Cultura na Praça, que recebe patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que busca levar à população o cinema brasileiro.
“É um projeto itinerante. No mês de julho estão sendo oferecidas oficinas, realizadas com professores que são cineastas e elas pretendem produzir um documentário em cada cidade com jovens de 14 a 19 anos e eles aprendem e fazem tudo”, explicou Gilberto Scarpa, coordenador do projeto.
As oficinas foram realizadas em quatro dias de imersão, em cada cidade, proporcionando aos alunos aprendizado sobre produção, filmagem e edição de filme a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural (seja material ou imaterial) das cidades participantes. As temáticas dos mini documentários foram definidas pelos próprios jovens.
O estudante Luiz Felipe, participou das oficinas em Ourilândia do Norte e destacou o aprendizado adquirido. “Eu fiquei extremamente surpreendido logo no primeiro dia de oficina. Vi o anúncio em uma rede social e me interessei. Eu gostei muito porque aprendi sobre imagem e fotografia, que sempre me chamaram a atenção, pois pretendo levar isso para minha vida”, contou.
‘Cultura na Praça‘ jovens aprendem sobre cinema com orientações de profissionais de renome nacional — Foto: Divulgação
Além das oficinas, um caminhão equipado com toda estrutura de projeção percorrerá cada município proporcionando às comunidades sessões de cinema ao ar livre e apresentações de artistas locais. Os eventos vão acontecer no mês de agosto onde serão exibidos os mini documentários produzidos nas oficinas.
Fonte: G1