sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ventanias voltam a provocar estragos e falta de energia em Ourilândia, Redenção, São Félix do Xingu, Xinguara e Água Azul do Norte

Ás vésperas das eleições, a Equatorial Pará emitiu uma nota para informar que identificou problemas também nos em Marabá, Parauapebas, Dom Eliseu, Eldorado do Carajás, Rondon do Pará, Piçarra, Novo Repartimento, Canaã dos Carajás e Itupiranga. Ventanias seguem ocorrendo nas regiões Sul e Sudeste do Pará, em decorrência das mudanças climáticas.
Um temporal em Marabá deixou um rastro de destruição e indica o que causou a interrupção da energia elétrica nas regiões Sul e Sudeste do Pará (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Mais uma vez, ventanias foram registradas nas regiões Sul e Sudeste do Pará, deixando um rastro de destruição e provocando falta de energia em vários municípios, na tarde desta quinta-feira (3). Nesta sexta-feira (4), a Equatorial emitiu uma nota para informar que identificou interrupções em algumas áreas de Parauapebas, Eldorado do Carajás, Rondon do Pará, Piçarra, Marabá, São Félix do Xingu, Redenção, Canaã dos Carajás, Dom Eliseu, Ourilândia do Norte, Xinguara, Novo Repartimento, Água Azul do Norte e Itupiranga.

“As localidades tiveram o fornecimento de energia comprometido devido aos fortes ventos e chuvas que atingiram a região na tarde desta quinta-feira. Os técnicos da Distribuidora concentram todos os esforços para resolver a situação no menor tempo possível. A empresa orienta a população que, em casos de ocorrência de risco à vida, é importante registrar uma ocorrência emergencial pela central no telefone 0800 091 0196 ou na agência de atendimentos”, diz nota da empresa.

Veja imagens da tempestade ocorrida em Marabá, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

Pelo menos desde o começo da segunda quinzena de setembro, as regiões Sul e Sudeste do Pará vêm registrando ventos fortes, com velocidades que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimam chegar a 50 km/h. O Departamento de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que as regiões Sul e Sudeste do Pará explica que os fenômenos estão ocorrendo devido à transição entre os períodos seco e chuvoso, quando o ar seco predominante encontra massas de ar úmido, gerando instabilidades climáticas.

Para o Inmet, o período de chuvas fortes e mais frequentes deve se adiantar para este mês de outubro, trazendo um inverno que pode variar de moderado a rigoroso, começando bem antes do que ocorreu em 2023 e 2022. A população deve ficar alerta para tempestades nessa mudança climática nas regiões Sul e Sudeste do Pará, que podem causar ainda mais danos às regiões rurais. Os estragos ocorrem às vésperas das Eleições 2024, que serão neste domingo (6).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!