terça-feira, 14 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Veraneio paraense terá 3.700 agentes de segurança em ação

Por causa do grande deslocamento de veranistas durante o mês de julho, o município de Salinópolis, na região do Salgado, vai receber uma atenção especial.

Um total de 3.700 agentes de segurança, com apoio de 65 viaturas, cinco aeronaves e 44 embarcações integram, desde ontem até o dia 5 de agosto, a Operação Verão 2019, em mais de 126 localidades de todo o Pará. O objetivo da ação, que este ano tem como slogan “Verão com segurança – Mergulhe nessa ideia”, é garantir aos veranistas diversão e entretenimento com tranquilidade durante as férias escolares.

O planejamento da operação teve início no mês de maio, com a participação de representantes de todo o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), composto, entre outras instituições, pelas Polícias Civil e Militar; Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito (Detran).

“Planejamos com os órgãos do sistema de segurança e com parceiros dos órgãos federais e municipais para garantir não só a segurança da população, como também a qualidade da frequência nos balneários, para que as famílias possam se deslocar e aproveitar as férias escolares durante o verão amazônico”, detalhou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

Entre as localidades que já começaram a receber o reforço da segurança, preventivo e de ostensividade estão os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro; Vigia, Santa Rosa, Colares, Curuçá, Marudá, Salinópolis, Bragança, Soure, Salvaterra, Capanema, Ourém, Caripi, Vila do Conde, Santarém, Alter do Chão, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Crispin, Marudá, Algodoal, entre outras. “Vamos estar nos principais balneários, não só na Região Metropolitana de Belém e na região nordeste do Pará, no Oeste, no Sul e Sudeste do Estado para que todas as famílias possam aproveitar as férias da melhor forma possível”, ressaltou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup),que coordena a operação.

Por causa do grande deslocamento de veranistas durante o mês de julho, o município de Salinópolis, na região do Salgado, vai receber uma atenção especial. “Haverá uma área de balizamento ao longo da Praia do Atalaia onde os carros não poderão trafegar. Serão usadas um total de 700 bandeirolas para sinalizar essas áreas”, afirmou o secretário.

A operação utiliza, além de veículos terrestres, equipamentos aéreos e fluviais. “Estamos mantendo algumas coisas que eram feitas anteriormente e melhorando outras, como o patrulhamento fluvial que passou a existir e o grupamento aéreo que estará presente também nos balneários”, disse.

O secretário garantiu ainda que a participação da população será essencial. “Ela é a principal parceria do sistema de segurança em todas as áreas, principalmente na questão do veraneio, desde o seu deslocamento, na verificação do veículo, no cuidado na estrada e também nos balneários quando estiver aproveitando, observando as regras de comportamento, balizada pelo órgão de segurança”, destacou.

LEI SECA

A operação tem ainda uma ação específica voltada para a prevenção e repressão aos crimes de trânsito, em especial à condução de veículos em estado de embriaguez, conjuntamente entre Detran e Polícia Civil. O trabalho terá como objetivo a prevenção e a redução das causas de acidentes de trânsito. “As equipes do Detran estarão com aparelho para verificar se o condutor está ou não sob efeito de álcool”, enfatizou o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa.

BOMBEIROS

Já o Corpo de Bombeiros estará com equipes de guardas vidas nas praias dos municípios de Cotijuba, Salinópolis, Abaetetuba, Marabá e Santarém das 8h às 18h. Além disso, vai atuar nas rodovias com 24 viaturas em Santa Maria, no trevo de Santa Luzia, em Nova Timboteua, Mosqueiro, Salinas e Outeiro, além de 34 embarcações que atuarão 24h durante a Operação nos serviços de resgate.

Nas ações de prevenção, atuará com a Coordenadoria Adjunta de Defesa Civil Estadual na distribuição de 30 mil pulseirinhas de identificação a crianças. Além de disponibilizar por mais um ano o aplicativo “Praia Segura”, desenvolvido pela Diretoria de Telemática e Estatística do CBMPA. “No aplicativo constam ações de segurança nas praias, clima tempo, tábuas de marés e o nosso carro-chefe que é o ‘Cadê a minha criança’, isso tem reduzido bastante o número de crianças perdidas nas praias”, disse o tenente coronel do CBMPA, Reginaldo Pinheiro.

Os adolescentes do Programa Escola da Vida atuam durante a operação. “Eles vão atuar aos finais de semana distribuindo pulseiras e repassando orientações de segurança para os veranistas que vão estar aqui no Pará”, completou.

Policiamento será reforçado 

A Polícia Civil vai reforçar as Delegacias de Polícia dos balneários mais procurados pelos veranistas durante o veraneio. Também vai atuar no combate à incidência de poluição sonora e perturbação do sossego público nessas regiões, além de realizar fiscalização em estabelecimentos de diversão pública, como bares e casas de festa, para verificar a presença de adolescentes e a venda e consumo de bebida alcoólica por adolescentes.

A Polícia Militar do Pará atuará com ações de policiamento ostensivo e preventivo, nas modalidades a pé, ciclístico, motorizado, montado, embarcado e aéreo, com a participação de tropas de diversos batalhões e companhias vinculados aos comandos operacionais da corporação, que irão receber um aumento significativo no efetivo durante as férias.


“Em Belém, nós vamos suprir essa demanda que vai para o interior dobrando (em termos de remuneração) a folga do policial que vai ficar aqui, comprando essa folga através da jornada extraordinária de modo que não haja prejuízo no policiamento da Grande de Belém”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

 

 

Fonte: DOL