Vereador Walto Cunha presta homenagem à Santa Rita de Cássia, padroeira de Ourilândia

No município a data é feriado.
Vereador Walter Cunha homenageia Santa Rita de Cássia

Hoje, sexta-feira, 22, é dia de Santa Rita de Cássia, advogada dos aflitos e padroeira da cidade de Ourilândia do Norte, sul do Pará. A data é feriado municipal desde 2004.

O vereador, e também presidente da Câmara Municipal, Walto Cunha, prestou uma homenagem a santa. Leia:

“É preciso que nos abandonemos em Deus para conseguir essa salvação. E isso não é fácil. Os Santos são exatamente as pessoas que entenderam a importância dessa entrega e a realizaram na sua própria vida. Com Santa Rita de Cássia não foi diferente. Em muitas passagens conhecidas de sua vida, podemos ver uma pessoa entregue a Deus com todo o ser.

Mas a salvação não se dá em algo abstrato, mas na vida de cada um de nós, na vida concreta. E é nessa vida onde aparecem situações que podem parecer impossíveis de se solucionarem, porque vão além das nossas capacidades, das nossas forças.

Santa Rita de Cássia também esteve marcada por situações como essas. Por exemplo, quando foi uma esposa fiel e santa ao longo de todos os quase 20 anos em que permaneceu casada com um homem que era violento. Ou quando não foi aceita no convento por não ser mais virgem, ou ainda, uma vez que foi milagrosamente aceita, ao receber uma chaga que incomodava as irmãs pelo odor, teve que ficar resguardada no próprio convento.
“Qual é a lição de Santa Rita para as impossibilidades que enfrentamos na vida?”
São situações sobre as quais podemos pensar: “Eu não aguentaria”. Podemos questionar inclusive aquela frase tão conhecida de que “Deus só nos concede uma cruz sabendo que podemos carregar”. Como conciliar a “impossibilidade” das situações com essa frase? É que Deus espera que contemos com a sua força para carregar nossas cruzes.

Nem Santa Rita de Cássia poderia passar por tudo que passou, se não estivesse intimamente unida a Jesus pela oração e pela vida sacramental. É nesse ponto que percebemos as impossibilidades. Sem Deus, é realmente impossível.

Qual é a lição de Santa Rita para as impossibilidades que enfrentamos na vida? Que nos agarremos, como ela, ainda mais a Jesus, lembrando daquela frase que o Anjo Gabriel diz a Maria na anunciação: “Para Deus, nada é impossível”. Além disso, podemos contar com sua própria intercessão, uma vez que hoje ela se encontra no Céu, junto a Deus, e vela de maneira particular por aqueles que passam por situações parecidas com as quais ela passou quando vivia aqui nesta Terra.


Peçamos então a Santa Rita que ela nos ajude e que interceda por cada uma das situações das nossas vidas que são realmente impossíveis para nós, mas perfeitamente possíveis para Deus”.

 

 

Da Redação Fato Regional

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: