O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, mais conhecido como “Chorão”, convocou uma greve nacional de caminhoneiros, para começar nesta segunda-feira (13). O movimento é para pressionar o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União Brasil – AP), a pautar a votação da medida provisória nº 1.343/2026, conhecida como “MP do Frete”. A pauta, assim como a votação do fim da escala 6×1, está travada na casa por decisão do parlamentar.
Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (12), Wallace “Chorão” convocou a greve para iniciar a partir da 0h desta segunda. Ainda não há dados sobre a adesão à greve, mas já há relatos de paralisações em alguns dos maiores portos do país, como o de Santos (SP) e Salvador (BA). Na prática, os caminhoneiros esperam a votação da MP do Frete, feita pelo governo Lula, que vai perder a validade no próximo dia 16. A Abrava diz que se não houver resposta até esta terça-feira (14), o movimento será ampliado. No Pará, os efeitos ainda estão sendo analisados.
Veja o vídeo de convocação da greve:
A MP fortalece a fiscalização do piso mínimo do frete e mecanismos para monitorar e punir empresas que descumprirem os valores tabelados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Para os caminhoneiros, a medida provisória remuneração adequada, principalmente para profissionais autônomos ou proprietários de veículos de pequeno porte. As multas por descumprimento são pesadas e por isso têm surtido efeito, na visão da categoria.

Se “caducar”, a MP e seus efeitos perdem a validade. Para “Chorão”, a MP do Frete e outros assuntos estão reféns do Senado por conta da disputa entre Davi Alcolumbre e o presidente Lula (PT) por causa da indicação do governo de Jorge Messias para uma vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). Além dessa, outra MP publicada pelo governo Lula que está para vencer é a subvenção ao diesel, para conter os efeitos da alta dos combustíveis devido à guerra de Trump contra o Irã.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!













