Na noite deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento à nação. Em 7 minutos, trouxe um balanço das ações de um ano e meio de governo. Citou conquistas recentes reconhecidas por outras nações do mundo no combate à fome, programas sociais, crescimento da economia e protagonismo em relações internacionais, como sediar a COP 30 e o G2 no Brasil.
“O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil (…) O Brasil se reencontrou com a civilização”, afirmou Lula. Ele ainda reforçou a importância de agir com responsabilidade fiscal e citou uma pauta que o país tem tido protagonismo: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação dos super-ricos para custear programas sociais.
Entre os destaques da sua atual gestão, o presidente citou ainda o crescimento econômico, controle da inflação, a retomada de programas sociais e de investimentos, geração de empregos com carteira assinada, o resgate de políticas de proteção de minorias sociais, a priorização da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de políticas com foco na transição energética, para o combate às mudanças climáticas.
“Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio”, concluiu Lula.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Início das inscrições para o programa CNH Pai D’Égua no Sul do Pará é adiado para 24 de setembro
- Homem morre após ser atropelado por ônibus da banda Forrózão Tropykália, em São Félix do Xingu
- Cavalgada Ruralista da Expotuor 2024 será no dia 4 de agosto; confira o trajeto divulgado pelo SRTO
- Protesto de indígenas interrompe circulação do trem de passageiros da Vale pela Estrada de Ferro Carajás
- ‘Baiano’ é preso após decapitar e esquartejar homem não identificado perto da aldeia Cateté, em Água Azul do Norte
- Em redes sociais, caminhoneiros e produtores rurais mobilizam suposto protesto para o dia 25 de agosto
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!