quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

VÍDEO: reportagem do jornalista Wesley Costa, em colaboração com a TV Liberal, é destaque no Jornal Nacional

A reportagem foi em colaboração com a jornalista Jalília Messias, da TV Liberal, afiliada Globo no Pará. O conteúdo falava sobre a operação 'Fênix', que está ocorrendo em São Félix do Xingu e a situação de emergência no município que atualmente concentra o maior número de focos de incêndio no Pará.
O jornalista Wesley Costa, CEO do Fato Regional, maior portal de notícias da região Sul do Pará, em campo numa reportagem sobre São Félix do Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional / Acervo Pessoal)

Na noite desta quinta-feira (12), o Jornal Nacional, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre as queimadas que afetam o Pará, um dos estados com maior número de registros de focos de incêndio na Amazônia. Um dos locais de maior preocupação das autoridades ambientais, neste momento, é São Félix do Xingu. A matéria teve a colaboração do jornalista Wesley Costa, CEO do Grupo Fato Regional, que já vinha abordando o tema nas últimas semanas.

Junto com a jornalista Jalília Messias, da TV Liberal — afiliada Globo no Pará —, Wesley Costa mostrou a situação em São Félix do Xingu, coberta por fumaça e cercada de focos de incêndios. Por esse motivo e devido à estiagem que já dura 3 meses no município, o prefeito João Cleber (MDB) decretou situação de emergência por 180 dias. A seca extrema, como noticiou o jornalismo do Fato Regional, em primeira mão, já atinge mais de 8,5 mil pessoas e reduziu o nível dos rios.

A reportagem foi veiculada tanto no Jornal Liberal, na programação local da TV Liberal, quanto no Jornal Nacional. As imagens produzidas mostram a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará no combate aos focos de incêndio. São Félix do Xingu é um dos alvos da operação “Fênix”, que visa combater os incêndios florestais e queimadas fora de controle, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração e da Defesa Civil Municipal.

Wesley durante a cobertura de combate a um dos incêndios em São Félix do Xingu (Foto: Wesley Costa / Fato Regional / Acervo Pessoal)

Ao CEO do Fato Regional, o secretário municipal de Meio Ambiente de São Félix do Xingu, Sérgio Benedetti, ressaltou que a seca já levou o município a entrar em situação de emergência. O tempo seco apenas potencializa que o fogo saia do controle em uma queimada. Ele fez um apelo aos agricultores para que não façam limpeza ou manejo com uso de fogo. A prática também está proibida, por decreto estadual, do governador Helder Barbalho.

Natural de Ourilândia do Norte, o CEO do Grupo Fato Regional já teve o trabalho reconhecido em nível nacional várias vezes. Além de atuar em agências de notícias, já teve reportagens veiculadas no Jornal Hoje, Bom dia Brasil, Globo News e Fantástico, alguns dos telejornais de maior audiência e reconhecimento do Brasil e da América Latina. A matéria também teve colaboração de Jennifer Florêncio e Johnny Freires, mostrando incêndios em Marabá, na terra indígena Mãe Maria, e em Bom Jesus do Tocantins.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!