Vila Círio Iluminado retorna a Belém com maior roda gigante do Pará e programação cultural gratuita

Espaço na praça Waldemar Henrique terá mais de 65 shows regionais, ações de sustentabilidade, empreendedorismo e camarote de acessibilidade. O evento, patrocinado pela Equatorial Pará, segue até 19 de outubro.
Equatorial Pará patrocina a Vila Círio Iluminado, com a maior roda gigante itinerante do estado, trazendo diversão e cultura para Belém. (Foto: Divulgação)

A Vila Círio Iluminado está de volta à praça Waldemar Henrique, em Belém, desde esta segunda-feira (6), trazendo atrações para toda a família.

Uma das grandes novidades deste ano é a maior roda gigante itinerante do Pará, com 36 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica espetacular da cidade.

Além disso, o espaço contará com áreas instagramáveis e mais de 65 shows regionais, todos com entrada gratuita. O evento, patrocinado pela Equatorial Pará, segue até 19 de outubro.

Os shows acontecem diariamente das 18h às 2h e reunirão artistas paraenses de diferentes estilos musicais, como Gang do Eletro, Liah Soares, Suany Batidão, Carabão, Pinduca, Fruta Quente, Gigi Furtado, Kim Marques, Edilson Moreno, banda Warilou, Arraial do Pavulagem, Jeff Moraes, entre outros. A programação completa por dia pode ser conferida no site e nas redes sociais do Grupo Equatorial.

Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, destaca a relevância do projeto para a promoção da cultura local.

“A Vila Círio é um espaço democrático. A Equatorial tem orgulho de ser a maior patrocinadora de cultura do estado e de apoiar uma iniciativa que valoriza tantos talentos da nossa terra. Além da música, vamos destacar ações de sustentabilidade, empreendedorismo e geração de renda. A energia do Círio vai contagiar a todos”, afirma.

Mais que diversão, a Vila também é uma oportunidade de geração de renda. Neste ano, 400 empreendedores venderão seus produtos — o dobro em relação a 2024 —, incluindo artesanato, pintura, artigos religiosos e comidas típicas. Muitos participaram de oficinas especiais do “Círio Iluminado”, realizadas desde setembro em bairros em situação de vulnerabilidade da capital paraense.

O evento também promove ações de sustentabilidade, com o programa E+ Reciclagem, da distribuidora de energia. Entre os dias 6 e 10 de outubro, a cada 10 latas ou garrafas PET entregues, os participantes poderão trocar os resíduos por camisas ou bonés. Todo o material arrecadado será destinado a associações de coleta seletiva.

Para garantir que pessoas com deficiência possam acompanhar as procissões da Trasladação e do Círio, nos dias 11 e 12, a Vila contará com camarote PCD, em parceria com instituições como APAE, Pestalozzi, OVA e Cia Philus.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais