Wagner Moura faz história e vence Globo de Ouro de melhor ator por ‘O Agente Secreto’

Filme brasileiro também conquista o prêmio de melhor produção em língua não inglesa e marca uma das noites mais importantes do Brasil na premiação.
Wagner Moura comemora o Globo de Ouro 2026 de melhor ator em filme de drama por sua atuação em O Agente Secreto, fazendo história para o cinema brasileiro. (Foto: Etienne-Laurent-AFP)

Wagner Moura fez história ao vencer o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026 por sua atuação em “O Agente Secreto”, na cerimônia realizada neste domingo (11). É a primeira vez que um ator brasileiro conquista a estatueta nesta categoria.

No discurso, o ator agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho e destacou a mensagem do longa.

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Traumas podem ser passados de geração em geração, assim como valores. Este prêmio vai para quem está mantendo seus valores em momentos difíceis”, afirmou.

Em português, ele completou: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo agora: viva o Brasil e a cultura brasileira.”

Wagner Moura disputava o prêmio com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto narra a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, mesmo correndo riscos em pleno período da ditadura militar.

Noite histórica para o Brasil

Essa foi a segunda vitória de O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026. Mais cedo, o longa já havia conquistado o prêmio de melhor filme em língua não inglesa. Foi a primeira vez, em 27 anos, que o Brasil venceu essa categoria — desde Central do Brasil — e também a primeira vez que o país levou dois prêmios na mesma edição da premiação.

Ao anunciar o vencedor, a atriz Minnie Driver, apresentadora da categoria, surpreendeu ao dizer “Parabéns” em português antes de revelar o nome do filme.

Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu ao elenco e elogiou Wagner Moura.

“As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, disse.

O diretor ainda dedicou o prêmio aos jovens cineastas. “Este é um momento muito importante da história para se fazer filmes, nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, afirmou.

O Agente Secreto também concorria ao prêmio de melhor filme dramático, mas a estatueta ficou com Hamnet.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do Portal G1)

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais