Xinguara e Conceição do Araguaia, no sul do Pará, estão entre os municípios que renovaram sua permanência no Mapa do Turismo Brasileiro, consolidando a presença da região no cenário nacional de desenvolvimento turístico.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) celebra avanços significativos no Programa de Regionalização do Turismo, alcançando a marca de 90 municípios paraenses incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do Ministério do Turismo que orienta a formulação e execução de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor.
Além de Xinguara e Conceição do Araguaia, os municípios que renovaram sua presença no Mapa estão Barcarena, Limoeiro do Ajuru, Marituba, Ourém, Paragominas, Santarém, São Caetano de Odivelas e São João do Araguaia.
Outras cidades, como Acará, Baião, Bujaru e Curionópolis, ingressaram pela primeira vez no instrumento, fruto de um trabalho articulado entre Estado e municípios para descentralizar e fortalecer o turismo.
Segundo o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, “o Mapa do Turismo é essencial para orientar investimentos e ações que promovem o desenvolvimento sustentável do setor. Essa ampliação mostra que municípios como Xinguara e Conceição do Araguaia estão cada vez mais preparados para receber turistas, gerar emprego e renda e fortalecer a economia local”.
O Mapa do Turismo Brasileiro integra o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e define o recorte territorial prioritário para o desenvolvimento de políticas públicas do Ministério do Turismo.
A inclusão no Mapa indica que os municípios possuem estrutura mínima de gestão turística, estando aptos a captar recursos federais para investimentos em infraestrutura, eventos culturais, capacitação profissional e promoção dos destinos.

Para participar, os municípios devem atender aos critérios da Portaria MTur nº 9, de 24 de abril de 2025, incluindo a existência de órgão municipal de turismo, dotação orçamentária específica, prestadores de serviços cadastrados no Cadastur e Conselho Municipal de Turismo ativo.
O registro, realizado pelo Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), tem validade anual e pode ser renovado a partir de 30 dias antes do fim do período vigente.
Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, destaca que “o sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro reflete a atuação conjunta entre Setur, Ministério do Turismo, secretarias municipais de turismo e conselheiros municipais, garantindo o avanço e consolidação do turismo no Pará”.
A Setur oferece assessoria técnica por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal do Turismo, acompanhando todas as etapas do processo, garantindo que os municípios cumpram os critérios e ampliando oportunidades de inserção e atualização dos destinos paraenses no cenário turístico nacional.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!