Onze escolas de Pau D’Arco, no sul do Pará, foram contempladas pelo projeto nacional “Aprender Conectado”. As instituições já receberam obras de infraestrutura necessárias. Em até 45 dias, os kits de informática serão entregues. O projeto é chancelado pelos ministérios da Educação, das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Na última semana, o contrato entre a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) e a Positivo Tecnologia foi assinado. Com a chegada da internet nas escolas de Pau D’Arco e a entrega dos equipamentos, a fase piloto é finalizada. Foram escolhidos dois municípios por região do Brasil. Com o investimento de R$ 3,1 bilhões, 177 escolas do país serão beneficiadas.
O objetivo do Aprender Conectado é atender todas as escolas dos municípios selecionados, garantindo conexão com alta velocidade mesmo àquelas que não possuem energia. Todos os equipamentos disponibilizados pela Positivo terão a logomarca do programa “Aprender Conectado” serigrafado. Os computadores não poderão ser usados em atividades que não sejam das escolas.
Para escolher os municípios atendidos pelo programa foram levados em conta o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios), o percentual de alunos impactados, a densidade SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), que revela a disponibilidade pré-existente de infraestrutura de banda larga, e a localização diferenciada em áreas quilombolas, reservas indígenas e assentamentos rurais.
“O processo de entrega dos equipamentos é bastante complexo por conta da logística e da ativação dos equipamentos. Será uma grande operação e levará em conta também o período de férias escolares que varia de região para região”, disse Paula Martins, CEO da Eace.
O “Aprender Conectado”, além dos entes federais, conta com as empresas vencedoras do leilão 5G faixa de 26 GHz: Algar Telecom, Claro, Telefônica (Vivo) e TIM.
Veja a lista completa das escolas que serão beneficiadas em Pau D’Arco:
- EMEIF Marajoara
- EEEM Paulo Hannemann
- EMEIF Nhakture
- EMEF Antônia Monteiro
- EMEIF União
- EMEIF Boa Sorte
- EMEF Pau D’Arco
- EMEIF Kayapó
- EMEI Creche Dom José Patrick
- EMEF Paulo Hanemann
- EMEI Creche Ruth
Leia mais, no Fato Regional:
- Agropecuária coloca Pará no topo da geração de empregos da região Norte do Brasil
- Senado discute bioinsumos para reduzir importação de fertilizantes; Brasil compra 85% dos insumos
- Mais de 2 mil pessoas prestigiam inauguração da praça das Crianças em Ourilândia do Norte
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
Nos siga no Facebook e no Instagram!