Os setores Bela Vista e Paulista, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, ficaram sem energia elétrica desde a madrugada de terça-feira (10). Somente na noite desta quinta-feira (12) a energia foi restabelecida. Várias famílias sofreram com os transtornos até a solução, tendo de aguentar o calor e a baixa umidade. Foram vários prejuízos para estabelecimentos comerciais.
O senhor Adailton Peichin, diretor de uma empresa de telecomunicações, está entre os vários clientes da Equatorial que estão sem energia. Ele relatou ao Fato Regional que a energia faltou na casa dele por volta de meia-noite do dia 10. Quando saiu de casa para trabalhar nesta quinta, ainda estava sem energia. A recomendação da distribuidora de energia, de relatar o ocorrido nos canais, não tem gerado soluções rápidas.
“Já tenho pelo menos 5 protocolos de atendimento nos canais da Equatorial e nada de solução. Dizem que estão recebendo muitas reclamações de outros consumidores, mas então por que não consertaram ainda. Outro dia teve aquele problema no setor Novo Horizonte, que ficou foi uma semana sem luz. O que tá acontecendo?”, questionou Adailton.
Pelo artigo 176, da resolução 410/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após casos de interrupção da energia elétrica, as empresas prestadoras de serviço têm prazo de 24 horas para dar solução na área urbana. Na área rural, o prazo limite é de 48 horas. O descumprimento desses prazos, no entendimento de tribunais estaduais de Justiça, pode gerar indenizações a consumidores prejudicados por danos morais.
Historicamente, Ourilândia do Norte — e outros municípios da região Sul do Pará — sofre com panes em transformadores, sobretudo em setores mais populosos. E as soluções, quase sempre, demoram mais que o normal porque peças de reposição e aparelhos novos vêm de outros municípios, como Redenção e até mesmo Marabá. O deputado Torrinho (MDB) vem há alguns meses questionando, formalmente, o serviço da Equatorial na região.
O que diz a Equatorial sobre as falhas nos setores Bela Vista e Paulista, em Ourilândia?
Por nota enviada ao Fato Regional, a Equatorial Pará garante que “…equipes técnicas foram direcionadas para o local e trabalham sem medir esforços para que o fornecimento de energia elétrica seja normalizado. A previsão de normalização é para às 14h [desta quinta-feira]”.
“A Distribuidora lamenta os transtornos e reforça a importância de registrar a ocorrência de falta de energia pelos canais oficiais da empresa que funcionam 24h por dia pelo 0800 091 0196, no aplicativo da Equatorial Energia ou pela assistente virtual Clara no WhastApp (91) 3217-8200”, diz a nota da Equatorial.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
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