O Instituto Alvo divulgou, nesta sexta-feira (20), uma nova pesquisa sobre as intenções de voto em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. O levantamento ouviu 400 eleitores de diferentes perfis e setores do municípios e foi registrada junto ao TRE (PA-08226/2024). Em todos os cenários propostos pelos entrevistadores, houve vantagem do atual prefeito e candidato à reeleição, João Cleber (MDB). Para 64,9% dos entrevistados, a gestão dele foi aprovada.
No cenário espontâneo, quando os próprios eleitores dizem em quem vão votar, João Cléber lidera com 55,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Fabrício Batista (Podemos), com 17,2%. Os demais candidatos, incluindo Sílvio do Terraço (PL), Helyo do Incra (PDT), Zé Wilson (Avante), foram mencionados por menos de 3% dos eleitores. Outros 22,8% dos entrevistados ainda não sabiam ou não quiseram responder. Votos brancos e nulos somaram 1%.
No questionário estimulado, quando as opções de candidatos são apresentadas aos entrevistados, João Cléber tem uma vantagem maior, com 67% das intenções de voto. Fabrício mantém a segunda colocação, com 17,6%. Sílvio do Terraço aparece com 3,5%%. Os demais candidatos, incluindo Hélyo do Incra e Zé Wilson tiveram menos de 2% das menções. Os votos brancos e nulos somam 4,8%, enquanto 8,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Ao avaliar o índice de rejeição — em qual candidato o eleitor não votaria sob nenhuma circunstância —, Fabrício Batista foi mencionado por 25,3% dos eleitores ouvidos no levantamento da Alvo Pesquisas, seguido por João Cléber, com 14,8%. Zé Wilson teve 9% das menções. Sílvio do Terraço Hotel e Hélyo do Incra aparecem quase empatados, com 8,5% e 8,3%, respectivamente. Para 22,3%, nenhum candidato é alvo de rejeição. Os que não souberam ou não opinaram foram 11,8%.
Quando questionados sobre quem acreditam que será eleito, independentemente de sua própria escolha de voto, 70,6% dos eleitores entrevistados pela Alvo Pesquisas apostam na reeleição de João Cleber. Apenas 14,8% acreditam na vitória de Fabrício Batista. A pesquisa, em geral, tem nível de segurança de 95% e a margem de erro é de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Operação da PC e da PM recaptura um dos fugitivos da Delegacia de Ourilândia e prende outro suspeito do arrastão na praça
- Operação federal remove mais de 180 animais que ainda estavam sendo criados na Apyterewa, em São Félix do Xingu
- Homem é preso após onda de furtos a residências na Taboca, em São Félix do Xingu
- Dois membros do ‘Trio da Treta’ fogem da carceragem da Delegacia de Ourilândia
- PL e Podemos tentam induzir Justiça Eleitoral a erro ao questionar pesquisa da Destak, em São Félix do Xingu; juiz reconhece credibilidade do estudo
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!