terça-feira, 22 de outubro de 2024

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Governo empurra entrega da ponte sobre o rio Araguaia, entre São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), para 2025

A ponte de 1,7 km sobre o rio Araguaia, ligando o Pará ao Tocantins, teve a ordem de serviço assinada no governo Temer, passou por todo o governo Bolsonaro e teve prazos adiados no governo Lula. A obra consta no orçamento do Novo PAC para conclusão, que era estimada para o primeiro semestre deste ano e agora pode ser até julho de 2025. Veja o histórico da obra e explicações do Dnit.
Prevista no novo PAC, a ponte sobre o rio Araguaia tem 1,7 km de extensão e vai integrar a região sul do Pará ao estado do Tocantins (Foto: DNIT / Arquivo)

A ponte sobre o rio Araguaia, que liga São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), tem prazos de entrega mais uma vez estendidos. Dessa vez, a conclusão total ficou para julho de 2025. Nos últimos meses, o radialista Jiripoca da Positiva tem se dedicado a fiscalizar o andamento das obras — o projeto foi assinado em 2017, no governo de Michel Temer (MDB), e a execução começou em 2020 — e mostrar, quase diariamente, a ausência de operários e máquinas. As cabeceiras estão incompletas.

Com extensão de 1.727,36 metros, a ponte sobre o rio Araguaia é uma obra muito aguardada, pois conecta o Pará com o Tocantins e elimina a travessia por balsas. As estimativas são de benefício direto para mais de 500 mil pessoas, além de aquecer o comércio e a indústria. A entrega foi adiada sucessivas vezes. Em março de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a visitar as obras. Naquele momento, o status de conclusão era de 73% das fundações e blocos, 66% dos pilares e travessias e 22% das vigas e lajes.

O ex-presidente Michel Temer assinou a ordem de serviço das obras da ponte sobre o rio Araguaia em 2017, mas a execução só começou em 2020, já no governo Bolsonaro (Foto: Beto Barata / PR / Arquivo)

Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 132 milhões e teve o custo revisto para R$ 160 milhões, para incluir gastos com supervisão da obra, projetos de licenciamento e desapropriações. Quando as obras começaram a ser executadas em 2020, o custo já era de R$ 193 milhões. Em 2023, já no governo Lula (PT), os governos do Pará e do Tocantins e parlamentares dos dois estados se uniram para buscar recursos para conclusão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estimou que a obra seria entregue no primeiro semestre de 2024.

Bolsonaro durante visita a Xambioá, em 2022, quando visitou as obras da ponte sobre o rio Araguaia (Foto: Divulgação / Arquivo)

Em agosto de 2023, o Governo Federal lançou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e incluiu as obras da ponte sobre o rio Araguaia no orçamento de R$ 75,2 bilhões que foram destinados ao Pará. À época, o Governo Federal emitiu uma nota desmentindo que a obra teria sido embargada ou suspensa, reafirmando o prazo de entrega para este ano. Mas em julho, o Dnit já apresentou uma informação diferente, diante de fake news e conteúdos desinformativos:

“Peças de desinformação repercutem que a atual gestão teria interditado a ponte sobre o rio Araguaia unindo os municípios de Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO). A estrutura sequer foi inaugurada e não possui ainda nem pavimentação asfáltica e nem laje de transição ou acessos para que veículos trafeguem por ela. A construção da ponte está em fase final, atualmente com um percentual de 99,16% de conclusão da estrutura. No entanto, a conclusão do empreendimento, que contempla também os acessos à ponte, está em 87,2%. As obras dos acessos estão em fase de finalização de projetos e desapropriações para que possam ser iniciadas. A previsão de conclusão da obra da ponte é setembro/2024 e até outubro/2024 a passagem terá trafegabilidade. Os acessos têm previsão de conclusão em Julho/2025. Até o momento, foram investidos nas obras R$ 215.350.690,05”, dizia a nota.

Após as denúncias de paralisação das obras feitas por Jiripoca da Positiva, ex-candidato a deputado estadual pelo PSD e ex-diretor da Superintendência do Incra de São Geraldo do Araguaia, o Fato Regional entrou em contato com Dnit para saber o que exatamente estava acontecendo. Nesta segunda-feira (21), o órgão respondeu:

“O Dnit informa que as Obras de Execução dos Acessos à Ponte sobre o Rio Araguaia, na Rodovia BR-153/PA/TO estão em curso. Atualmente, estão sendo executados os serviços de limpeza da área onde serão executados os encabeçamentos da ponte do lado do Estado do Tocantins, na cidade de Xambioá. Ressaltamos, portanto, que a informação citada em sua demanda não procede. O Dnit informa que primeiramente está realizando uma frente de trabalho para executar o lado de Xambioá, onde encontra-se o canteiro de obras. Após a execução de Xambioá, será feito o lado de São Geraldo do Araguaia”, como consta nas respostas ao Fato Regional.

A BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. Por ora, os vídeos do radialista na ponte mostram uma realidade diferente do que foi informada pelo Dnit. E assim, possivelmente, as 500 mil pessoas que aguardam pela conclusão da ponte sobre o rio Araguaia seguem sem um prazo palpável de entrega.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


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