Nos últimos dias, vem circulando nas redes sociais um suposto comunicado de que o Bolsa Família teria um pagamento extra em dezembro deste ano. Porém, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alerta os beneficiários do programa que se trata de uma notícia falsa. Os inscritos só receberão os valores normais referentes ao mês de dezembro e conforme o calendário de pagamento.
“Circula na internet conteúdo falso dizendo que em dezembro haverá dois pagamentos do benefício, sendo que um deles seria uma antecipação da parcela de janeiro. O pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024, conforme ocorre a cada ano, já prevendo as datas dos repasses, e que não há pagamento antecipado referente a janeiro”, diz nota do MDS sobre o conteúdo suspeito, adiantando que está tomando providências legais.
Há algumas variações dessa notícia falsa, falando sobre a parcela extra ser adiantamento de janeiro. Em outras, seria um “13º salário do Bolsa Família”. Outros conteúdos até falam em sucessivas parcelas extras. O MDS afirma que todas são falsas e podem provocar transtornos para os beneficiários, que poderiam fazer planos com os recursos extras. E ainda, prejudicar o Governo Federal, que passaria por mentiroso.
“Para combater esse tipo de mensagem que prejudica o andamento da assistência oferecida, o ministério reafirma a importância de os cidadãos agirem contra a disseminação de informações falsas. O MDS orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds e nas redes sociais do ministério”, conclui a nota do ministério responsável pelo Bolsa Família.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas em inquérito sobre tentativa de golpe de estado
- PM mata Ysterziam, suposto faccionado de Redenção, e apreende drogas e armas na casa dele
- GOLPE: Detrans do Brasil alertam sobre mensagens falsas a respeito de carteiras de motorista com pendências
- PF encerra 4 garimpos ilegais de cassiterita em São Félix do Xingu
- ‘Rupinol’ é preso com drogas, após furtar casa em São Félix do Xingu, no dia da audiência de um processo de roubo
- CNH Pai D’Égua: começa matrícula dos aprovados do Sul e Sudeste do Pará
- PF e MPF investigam fraudes na venda de 7,4 mil bois em São Félix do Xingu, Tucumã, Parauapebas e Água Azul do Norte
- Operação retira gado e cavalos que estavam sendo criados na Apyterewa, em São Félix do Xingu; proprietário foi detido
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!