sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Marinha inicia “Operação Verão” nos rios do Pará

Ações irão mobilizar 200 homens na fiscalização de embarcações em julho.

Começa nesta sexta-feira (28) a Operação Verão, a cargo da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) nos rios do Estado do Pará, objetivando a segurança da navegação na temporada de férias de julho. As ações mobilizarão 200 homens até 4 de agosto, em atividades de inspeção naval, incluindo ações educativas para salvaguardar a vida humana e a prevenção da poluição do meio hídrico. “Será dada atenção especial à prevenção de acidentes com embarcações de passeio (lanchas e motoaquática)”, informou a Capitania dos Portos.

Os militares atuarão em Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Marabá, Marapanim, Maracanã, Muaná, Salinópolis, Salvaterra, São Felix do Xingu, São Caetano de Odivelas, Tucuruí, além da orla da capital paraense e do Terminal Hidroviário de Belém. De acordo com a Capitania, “como no período há um aumento do fluxo de embarcações na Amazônia Oriental em razão das férias escolares, serão empregadas tanto embarcações da CPAOR, como Navios do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e do Centro de Hidrografia e Navegação Norte”.

Prevenção

Além de fiscalizações e orientações, vão ser doados coletes salva-vidas e instaladas, gratuitamente, coberturas de eixo (instalação de placas de ferro que minimizam os riscos de acidentes com vítimas de escalpelamento). Serão ainda realizadas inspeções de embarques e desembarques nos terminais, inscrições de embarcações, cursos de Ensino Profissional Marítimo e provas de Arrais/Motonauta.

Equipes de inspetores navais irão vistoriar as embarcações. Na ocasião, serão verificadas as condições de segurança, o material de salvatagem, o acesso aos coletes salva-vidas por parte dos passageiros, o excesso de lotação de passageiros e de carga, estivação, material de bordo e a habilitação dos condutores de embarcações.


“A Marinha do Brasil ressalta a importância da população participar ativamente desse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Segurança da Navegação: 0800-280-720 ou pelo telefone (91) 99114-9187, via aplicativo instantâneo de mensagem”.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM