Uma operação da Polícia Federal apreendeu máquinas e equipamentos usados para extração ilegal de minérios na região de Marabá, sudeste do Pará. Entre os materiais apreendidos estão equipamentos como pás carregadeiras, escavadeiras e britadores usados para devastar a floresta.
De acordo com a Polícia Federal, levantamentos apontaram graves danos ambientais causados pela atividade ilegal na região, principalmente pela extração de manganês – material usado na produção de ligas metálicas, como aço.
A PF estima movimentação diária de mais de 50 caminhões com cerca de duas mil toneladas de minério e aproximadamente R$1,4 milhão em dinheiro.
Todo o material extraído extraído ilegalmente tinha como destino a exportação, segundo as investigações. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo.
Operação apreende maquinários em área de extração ilegal de minérios no Pará. — Foto: Reprodução / Polícia Federal
Operação
A operação cumpriu mandado judicial nesta segunda (11), com participação do Exército, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), gabinete de Segurança Institucional, Força Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência.
O trabalho é uma continuação da Operação Verde Brasil, de combate a delitos ambientais na Amazônia.
Quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) deram apoio à ação.
Operação combate extração ilegal de minérios no Pará. — Foto: Reprodução / Polícia Federal
Fonte: G1 Pará