Na primeira fase da campanha municipal de imunização contra covid-19 de Tucumã, no sul do Pará, 61 idosos receberão a primeira dose da vacina CoronaVac. O público-alvo, neste momento, são idosos com 90 anos ou mais. Nesta quinta-feira (11), o primeiro de todos da fila foi o senhor Jesuíno Gonçalves Pereira, de 99 anos. O segundo idoso estava com agendamento para a tarde.
Seu Jesuíno mora no bairro Centro de Tucumã, há 35 anos. Baiano, trabalhador rural, pai de oito filhos. Quando o Lucas Pereira, um dos netos dele, soube do início da vacinação para idosos na cidade, correu para se informar, cadastrar e garantir que ele estivesse pleno e na cabeça da fila. Deu certo.
“Nessa vida eu já passei um pedaço. Estou muito feliz”, disse Jesuíno, após receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Maria Helena, filha do primeiro vacinado, disse que ele já estava ansioso aguardando a equipe de saúde chegar. “Quando eu contei, ele quis logo fazer a barba para se vacinar. A emoção é grande. Em junho, papai vai fazer 100 anos e estará imunizado dessa doença”, disse a filha.
A emoção também foi da técnica de saúde que aplicou novamente a “primeira dose”. A técnica de enfermagem Keilla Patrícia aplicou fez a primeira aplicação em uma colega profissional da saúde de linha de frente. E agora no primeiro idoso. “Esse é o meu segundo marco profissional e fazendo o que eu amo, que é cuidar das pessoas”, comentou.
A secretária municipal da saúde de Tucumã, Aline Rocha, observou que outros 60 idosos ainda serão imunizados seguindo cronograma. “Alertamos para quem tiver idoso em casa que procure a secretaria para realizar o cadastro. Vamos fazer o agendamento e realizar a vacinação na residência dele, com todos os cuidados contra a propagação do covid-19”, explicou.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tucumã)