Há novas regras para criação de projetos de assentamentos em áreas públicas rurais. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial do União (DOU), várias normas diferentes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Houve simplificação de algumas etapas e adição de novos processos de checagem.
CLIQUE AQUI PARA VER AS NOVAS REGRAS
Uma das novidades é a dispensa de um pré-cadastro na Plataforma de Governança Territorial. Antes, era obrigatório aos interessados em participar do Programa Nacional de Reforma Agrária. Esses cadastros eram usados pelo Incra para comprovar demanda social. Para evitar sobreposição de áreas, além do parecer técnico, o projeto terá checagem cartográfica
Pelas novas regras, os pareces técnicos deverão ser mais detalhados pelas superintendências regionais do Incra. Será necessário informar condições de acesso e infraestrutura, área de influência de terras indígenas, territórios quilombolas e unidades de conservação e existência de outros projetos de assentamento nas proximidades.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Conheça Lívia Bezerra, cantora de Tucumã que dividiu palco com Murilo Huff na Expotuor 2023
- Governo do Pará prorroga situação de emergência em São Félix do Xingu e mais 14 municípios por 180 dias para combater desmatamento e incêndios florestais
- Educação Ambiental: pós-graduação gratuita para professores da rede estadual do Pará recebe inscrições até domingo (13/08)