sábado, 14 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Educação Ambiental: pós-graduação gratuita para professores da rede estadual do Pará recebe inscrições até domingo (13/08)

As inscrições seguem até o dia 13 de agosto e são somente pela internet. A nova pós-graduação é gratuita, focada na educação ambiental e nanocertificada, um conceito moderno de capacitação.
São três diferentes módulos na especialização gratuita que está sendo ofertada pelo Governo do Pará aos professores da rede púbica estadual, no esforço de preparar professores e alunos para a educação para o meio ambiente (Foto: Daniel Guimarães / Seduc)

Professores da rede estadual de ensino do Pará têm até domingo (13) para se inscreverem em um dos três cursos oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ânima. As inscrições são para os cursos de especialização nanocertificados em Educação Ambiental, Educação Financeira e Projeto de Vida.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

As inscrições e devem ser realizadas por meio de formulário online. A iniciativa é fruto dos investimentos em educação ambiental no Estado. O objetivo é fomentar a atualização profissional do corpo docente da rede estadual, com foco na educação ambiental Os cursos são gratuitos e com nanocertificações de 30 horas.

As vagas são destinadas para todos os profissionais graduados da educação estadual, podendo optar entre Educação Ambiental, Educação Financeira e Projeto de Vida. Em 2023, a iniciativa ofertará cursos de pós-graduação de Educação Financeira e Projeto de Vida e um curso nanocertificado de Educação Ambiental, (com a pós-graduação iniciando em 2024).

Sobre os cursos de pós-graduação nanocertificados da parceria Seduc e Instituto Ânima

Com carga horária de 380h, a pós-graduação nanocertificada conta com aulas semanais síncronas (interação em tempo real entre os participantes) e atividades assíncronas (sem necessidade de interação em tempo real). A ação oferta um conjunto de materiais para suporte e aprofundamento dos conteúdos das aulas síncronas. Os cursos estão divididos em três módulos:

1- Módulo específico com 120h onde o docente irá escolher a trilha específica que deseja seguir entre Educação Ambiental, Educação Financeira e Projeto de Vida;
2 – Módulo comum com 120h focado em competências nucleares;
3 – Módulo eletivo com 140h onde os docentes terão a oportunidade de escolher disciplinas eletivas complementares.

“Quando lançamos a Política Pública de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima firmamos, também, um compromisso de formar os profissionais da rede estadual. Com essas três opções de especialização nanocertificada, nossos professores serão capazes de conhecer e identificar novas possibilidades para o exercício do ensino-aprendizagem no ‘chão da escola'”, diz Rossieli Soares, titular da Seduc.

O Instituto Ânima é responsável pela criação do 1º curso de especialização nanocertificada do Brasil. É um conceito relacionado à educação e capacitação profissional especializadas e focadas em competências específicas. Diferentemente de programas de certificação tradicionais, as nanocertificações oferecem uma abordagem mais ágil e flexível, permitindo adquirir habilidades e conhecimentos relevantes para as necessidades do mercado de trabalho de forma rápida e eficiente.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!