sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Alfabetização: 34 mil crianças do sul e sudeste do Pará serão beneficiadas com almanaques e jogos pedagógicos; Tucumã e Ourilândia estão entre contemplados

Além de Tucumã e Ourilândia, foram contemplados Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá e Parauapebas, que vão integrar o projeto 'Trilhos da Alfabetização', da Fundação Vale em parceria com as prefeituras dos oito municípios
34 mil crianças, do 1º ao 3º anos de 200 escolas do sul e sudeste do Pará serão beneficiados (Foto: Isaque Júnior / Vale)

O projeto “Trilhos da Alfabetização” vai reforçar o aprendizado de 34 mil crianças dos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã. A iniciativa da Fundação Vale, em parceria com as prefeituras dos oito municípios, vai fornecer 3 almanaques e 10 jogos educativos. Os materiais serão apresentados a gestores públicos e professores nesta sexta-feira (15).

Caça-palavras com nomes de aves presentes no sudeste do Pará, cruzadinhas com nomes de frutas, bingo para identificar sílabas e sons, baralho que ensina a multiplicar estão entre as atividades. Uma das propostas do Trilhos da Alfabetização é tornar o processo de alfabetização mais divertido e significativo, com temas da cultura paraense e da fauna da Amazônia.

Os novos materiais didáticos complementares beneficiarão serão usados em mais de 200 escolas das regiões sul e sudeste do Pará, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também participa da iniciativa. Os investimentos vêm da empresa Wheaton Precious Metals e do BNDES, por meio do Fundo Socioambiental.

Nos municípios, o projeto soma esforços com o Alfabetiza Pará, programa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Alfabetiza Pará fornece, em regime de colaboração com os municípios, ferramentas técnicas, pedagógicas e financeiras para garantir que todas as crianças com até 8 anos sejam capazes de ler e escrever.

Apresentação de materiais será em Canaã dos Carajás, que abraçou o projeto

A apresentação dos novos materiais didáticos complementares será na Câmara Municipal de Canãa dos Carajás, com a presença do  titular da Seduc, Rossieli Soares. Também estarão presentes a presidente da Fundação Vale, Flavia Constant; José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV; e Vilma Guimarães, coordenadora do Projeto Trilhos da Alfabetização pela FGV.

“A alfabetização é uma etapa fundamental do desenvolvimento humano e de extrema importância para a inclusão social. Sem uma alfabetização plena no início da trajetória escolar, todo o aprendizado nos anos seguintes, em diferentes áreas do conhecimento, é prejudicado. No Trilhos da Alfabetização, somamos esforços para apoiar os educadores a conduzirem essa jornada junto aos alunos de forma prazerosa e valorizando seus saberes locais”, comenta a diretora presidente da Fundação Vale, Flavia Constant

Anfitrião do evento, o município de Canaã dos Carajás abraçou o projeto e soma a iniciativa a outros esforços para melhorar índices de aprendizado. Em maio de 2023, o município lançou o Plano de Intervenção Pedagógica. A ação aumenta a carga horária nas escolas municipais em uma hora, com ensino de português e matemática. Paralelamente, incrementou o Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, inserindo um corpo de profissionais de saúde composto por enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, oftalmologistas e fonoaudiólogos, eles conduzem vigilância em saúde física e mental aos 16 mil matriculados.

Os almanaques e jogos educativos serão apresentados em Canaã dos Carajás nesta sexta-feira, 15 de setembro, a professores e gestores públicos (Foto: Divulgação / Vale)

 

O Trilhos da Alfabetização busca celebrar a cultura dos territórios, valorizando seus patrimônios, suas artes e paisagens, além de personalidades referências na construção das identidades paraenses. O projeto propõe, assim, uma aprendizagem significativa, que parte do conhecimento que as crianças trazem para a escola.

A iniciativa também conduz a formação continuada de quase dois mil professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos das secretarias municipais, além de ações com o envolvimento das famílias para promover a aprendizagem, o fortalecimento da gestão municipal e uma cultura de acompanhamento e avaliação da aprendizagem das crianças.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!