Nesta sexta-feira (6), ocorre em Belém a segunda e mais longa das romarias do Círio de Nazaré: o Traslado para Ananindeua e Marituba. Para algumas pessoas, é uma das mais importantes procissões, pois a imagem peregrina da santa é levada até mais perto das pessoas, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal. O trajeto que passa pelos três municípios-núcleo da Região Metropolitana de Belém, chega a 53 km. Apesar de ser uma procissão motorizada, muitas pessoas acompanham a pé ou de bicicleta.
Após missa na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, a imagem peregrina iniciou a maratona de fé sob escolta da PRF. Durante o trajeto do Traslado, a Virgem de Nazaré é homenageada com música, fogos e orações. A rotina da Grande Belém foi completamente alterada, devido ao percurso que passa pelas principais vias que conectam a região metropolitana, que são a avenida Almirante Barroso e a BR-316. O itinerário inclui igrejas e bairros mais vulneráveis de Ananindeua e Marituba.
A previsão de encerramento do Traslado deve ser até as 18h, na Igreja Matriz de Ananindeua. A imagem irá passar a noite lá. No sábado pela manhã, a santa faz a Romaria Rodoviária, que passa pela área de expansão de Belém e vai até o trapiche do distrito de Icoaraci. Mais uma vez, uma romaria que leva a santa até as pessoas e aumenta a inclusão das festividades. A imagem peregrina então embarca para o Círio Fluvial.
Ainda na manhã de sábado, a imagem peregrina desembarca no centro de Belém, ao lado da Estação das Docas, um dos principais cartões-postais da capital. Em, seguida motociclistas a conduzem na Motorromaria até a capela do Colégio Gentil Bittencourt. À tarde, a imagem dá início à Trasladação, que faz o percurso inverso do Círio.
No domingo, após a santa missa na Catedral Metropolitana de Belém, a imagem participa do Círio, a procissão principal da festividade, que sai da área de fundação da capital paraense até a Basílica Santuário. Como é a romaria símbolo da festividade mariana, é a que costuma atrair mais pessoas e é mundialmente conhecida. Neste ano, são esperados quase 3 milhões de pessoas participando direta e indiretamente.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: