O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, vai formar as primeiras turmas, do primeiro semestre, nesta quarta-feira (18). No período, foram atendidos 212 alunos das escolas Eliomar Alves, Machado de Assis e José Cândido — onde será o evento de formatura, a partir das 14h30.
A adesão ao programa, em parceria com a Polícia Militar, é mais uma das medidas da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), liderada pelo secretário professor doutor José Leite, representando a visão de proteger crianças e adolescentes, que é uma das marcas da gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e do vice-prefeito Alessandro (Avante).
“O objetivo do Proerd é informar nossos jovens e desenvolver habilidades necessárias para viver em sociedade de forma saudável, sem drogas e sem violência. Esse projeto visa fortalecer a autoestima da criança e do adolescente, além de prevenir a criminalidade ligada direta e indiretamente ao uso das drogas, sendo elas lícitas ou ilícitas”, explica Janaina Alencar, técnica da Semed e coordenadora do programa.
As turmas do segundo semestre do Proerd Ourilândia do Norte somam 220 alunos. Com isso, ao final do primeiro ano do programa, 432 estudantes terão sido atendidos e serão muito mais preparados para viver uma vida pacífica, produtiva e construtiva, sem drogas ou violência. O programa tem duração de 2 anos e pode ser renovado.
“De forma simples, descontraída e lúdica, o Proerd tem ensinado nossas crianças e adolescentes técnicas voltadas à resistência às drogas, além de promover uma aproximação muito importante e positiva dos nossos alunos com os policiais militares de nosso município”, concluiu Janaína, agradecendo à PM, ao secretário José Leite, ao prefeito Dr. Júlio e ao vice Alessandro pelo apoio à juventude de Ourilândia.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em Roma, governador Helder indica sociobioeconomia como solução para preservação ambiental e combate à fome
- Vale e ManejeBem lançam projeto gratuito de capacitação para agricultores do sul e sudeste do Pará; saiba como se inscrever
- Audiência pública discute Projeto Jaguar em Tucumã; empreendimento pode gerar até 10 mil empregos no sul Pará