A Polícia Federal prendeu um homem em Marabá, no sudeste do Pará, ao tentar sacar R$ 13.387,20 em benefício de Aposentadoria por Invalidez. Pelas investigações, o benefício foi concedido irregularmente. A fraude foi interrompida. Caso o benefício continuasse ativo, os prejuízos à Previdência Social poderiam chegar a R$ 3,5 milhões.
A ação foi feita pela Polícia Federal, como parte da Força-Tarefa Previdenciária no Estado do Pará, na manhã desta quinta-feira (26). A prisão foi em flagrante, numa agência bancária. A fraude foi descoberta com o trabalho integrado do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Estado do Pará (Nuint), da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (Coinp), do Ministério da Previdência Social (MPS) e apoio do setor de segurança corporativa da instituição financeira.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- ICMS: Sefa e prefeitos da AMATCarajás negociam aumento da cota-parte aos municípios do sul e sudeste do Pará
- São Félix do Xingu terá Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (28/10)
- Carreta com madeira tomba na PA-279, entre Ourilândia e Água Azul do Norte; motorista morreu no acidente