A praia do Pedral, em São Félix do Xingu, pode se tornar um patrimônio cultural e turístico do Pará. O projeto de lei foi apresentado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) pelo deputado Torrinho Torres (Podemos), após ofício da vereadora Adriana Torres (Solidariedade), presidente do parlamento municipal xinguense. Caso seja aprovada, a proposta vai à sanção do governador Helder Barbalho (MDB), que tem mobilizado vários esforços para a região da PA-279 e é um entusiasta da bioeconomia.
No ofício, a presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu solicitava o reconhecimento, além da praia do Pedral, da praia do Porco. Ambas são pontos ecoturísticos no veraneio no sul do Pará e mostram as belezas naturais do município. O projeto de lei apresentado, no entanto, foca na praia do Pedral, que ganhou esse nome pelas rochas que emergem no período de menor nível da água. É uma praia de fácil acesso e muito representativa para a cultura da cidade.
“A formalização deste reconhecimento por meio de um projeto de lei é uma medida que pode trazer inúmeros benefícios, tais como a promoção da sustentabilidade ambiental, o aumento do investimento em infraestrutura turística e, por consequência, a valorização da região. Além disso, esta iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade das atividades econômicas associadas, criando um marco no compromisso com a valorização e proteção dos recursos naturais e culturais do nosso estado, especialmente de São Félix do Xingu”, diz Adriana Torres, no ofício ao deputado Torrinho.
Para Torrinho, a praia do Pedral é mais que um cartão postal de São Félix do Xingu ou destino badalado de veraneio. É o cenário das vivências e histórias do povo xinguense e representante da biodiversidade e belezas naturais do município. “Reconhecer como um patrimônio cultural e imaterial é também reconhecer a identidade e memória do nosso povo, indo para além de partidos. Acredito no potencial de minha cidade, minha terra, que pode ter com esse reconhecimento um símbolo imortal do nosso legado ao povo paraense”, disse.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Dono de bar é preso em Altamira por desvio de energia que poderia abastecer 350 casas populares
- Deputado Torrinho e vereadores de São Félix do Xingu cobram da Equatorial soluções para instabilidades na energia elétrica
- Sargento da PM é morto ao atender ocorrência de violência doméstica em Parauapebas
- Programa TRE Ribeirinho leva serviços eleitorais à população de Ourilândia do Norte de 18 a 20 de novembro