Uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto apontou que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é o mais popular gestor estadual do Brasil. O nível de aprovação chega a 67%. As políticas inclusivas, programas sociais, presença em várias regiões do estado e a projeção nacional e internacional como representante do estado e da Amazônia estão entre os motivos que fazem valer o apelido que ganhou nas redes sociais desde o pico da pandemia de covid-19: “Rei do Norte” (em alusão à série Game of Thrones).
Para os entrevistados que classificaram a gestão de Helder Barbalho como ótima/boa, as ações na segurança pública e inclusão social, incluindo principalmente as Usinas da Paz (UsiPaz), estão entre as mais políticas mais populares. A busca pelo reconhecimento do Pará como uma forte representação da Amazônia — que fez com que Belém se torne sede da 30ª edição da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025 —, diálogo com prefeituras e estratégias econômicas reforçam a opinião popular.
Até então, o governador mais popular do Brasil era Ronaldo Caiado (União Brasil), chefe do Executivo estadual de Goiás. Ele havia conquistado o título após boas avaliações em pesquisa semelhante encomendada em 2023. A pesquisa reforça rumores nos bastidores políticos de Brasília de que Helder Barbalho possa vir a ser vice de Lula nas eleições majoritárias de 2026. No entanto, tudo ainda é apenas em caráter especulativo.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- VÍDEO: motorista de caminhão atropela e mata onça pintada na PA-279, em Ourilândia do Norte
- Menos de 25% dos paraenses tomaram a vacina contra a gripe; doses estarão disponíveis até 29 de fevereiro
- Prefeito Dr. Celso e governador Helder Barbalho inauguram primeira etapa do Hospital Municipal de Tucumã