O presidente da França, Emmanuel Macron, fará uma visita de três dias ao Brasil. A agenda, que será acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa nesta terça-feira (26), com uma visita a Belém, capital do Pará e sede da COP 30 em 2025. A visita terá um passeio de barco e visita às comunidades da Região das Ilhas da capital paraense, onde serão conhecidas fábricas de chocolates artesanais e haverá reunião com lideranças indígenas.
No primeiro dia no Brasil, Lula e Macron vão discutir temas de interesse entre Brasil e França: o bioma amazônico, a Guiana Francesa e departamento ultramarino da França. A agenda é centrada na preservação ambiental e na agenda climática, no desenvolvimento econômico local, na promoção do comércio e da integração das áreas fronteiriças e nas comunidades indígenas.
Ainda nesta terça-feira, Macron e Lula seguem para o Rio de Janeiro. Na manhã de quarta-feira (27), seguirão para o município de Itaguaí, onde está o complexo naval no qual são construídos submarinos de origem francesa. A parceria pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) foi firmada em 2008 e vai desenvolver o terceiro veículo, que é considerado fundamental e estratégico para a Defesa Nacional.
Em Brasília, na quinta-feira (28), Lula e o presidente francês devem debater questões relacionadas à relação bilateral entre os países e pontos do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Após a cerimônia de recepção e a reunião bilateral, será feita a assinatura de atos firmados durante a agenda no Brasil. Espera-se que mais de uma dezena de atos bilaterais em negociação possam ser firmados durante a viagem e que podem se transformar em benefícios para a economia e desenvolvimento nacional.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeitura de São Félix do Xingu, Semas e comunidades da APA Triunfo do Xingu conhecem projeto de recuperação de áreas desmatadas
- Mais 50 metros cúbicos de madeira são apreendidos em Redenção pela Polícia Rodoviária Federal
- 13ª Feira do Peixe de Tucumã começa nesta quarta-feira (27) e terá mais de 13 toneladas de pescado
- Jair Bolsonaro se escondeu na Embaixada da Hungria após ter passaporte retido, revela jornal The New York Times
- União Brasil expulsa Chiquinho Brazão, preso por suspeita de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco